Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dia de finados

Hoje é o dia que a Igreja nos convida a fazermos memória daqueles que amamos mas que não estão mais em nosso meio.

Hoje é o dia por excelência de intercedermos, como Igreja de Cristo, pelas almas que sofrem por estarem em processo de purificação. A purificação é necessária para que o Céu continue livre de manchas. S. Paulo nos diz em I Coríntios 15, 50-55:

"O que afirmo, irmãos,
é que nem a carne
nem o sangue
podem participar do Reino de Deus;
e que a corrupção não participará da incorruptibilidade.
Eis que vos revelo um mistério:
nem todos morreremos,
mas todos seremos transformados,
num momento, num abrir e fechar de olhos,
ao som da última trombeta (porque a trombeta soará).
Os mortos ressuscitarão incorruptíveis,
e nós seremos transformados.
É necessário que este corpo corruptível
se revista da incorruptibilidade,
e que este corpo mortal
se revista da imortalidade.
Quando este corpo corruptível
estiver revestido da incorruptibilidade,
e quando este corpo mortal
estiver revestido da imortalidade,
então se cumprirá a palavra da Escritura:
'A morte foi tragada pela vitória' (Is 25,8).
'Onde está, ó morte, a tua vitória?
Onde está, ó morte, o teu aguilhão' (Os 13,14)?"

Rezemos também no dia de hoje pelo dia de nossa morte, para que possamos, como diz S. Paulo, sermos transformados.

Senhor, criador de todas as criaturas, fazei com que, pela intercessão de Maria, Mãe de seu Filho Jesus, sejamos consolados no momento em que deixaremos a nossa vida terrena para encontrarmo-nos contigo no seu Reino.

Amém!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Um Abraço de Deus

No último dia 19/10, um artista fez uma bela apresentação utilizando-se do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, vamos contemplar o resultado da obra no vídeo a seguir:



Isto é arte + tecnologia + fé + cidadania, a fusão de áreas da vida humana que as vezes estão tão separadas, porém algumas não têm sentido sem outras e nada na nossa vida tem sentido sem o amor de Deus.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Hélio Bicudo, fundador do PT, fala sobre o presidente e o governo

Este documento chegou às minhas mãos por uma providência de Deus, pois eu pedia algo para me inspirar sobre o que escrever no blog e hoje pela manhã vi este documento embaixo de uma mesa aqui onde moro.

Deus nos abençoe e preserve de todos os males que sondam nosso país, até então cheio da graça de Deus.

Amém!

sábado, 9 de outubro de 2010

Passado da candidata do PT à presidência e grandes feitos e alianças do mesmo

A decisão é nossa, sejamos apenas consientes das consequências de nossos votos.



Votar ou deixar de votar em alguém que fez algo ruim é diferente de eleger uma assassina de tendência ditatorial para ser a representante do nosso país.

Se por um lado os últimos oito anos do governo federal "alavancaram" nosso país, por outro os anos anteriores não puderam ser melhores porque o ex-presidente Collor, atual colaborador do PT, fez o que todos nós sabemos.

O que muitos podem não lembrar é que o candidato Fernando Collor de Melo foi eleito pelo primeiro processo de eleição direta, em que os cidadãos votam diretamente em seus candidatos, ou seja, o povo do nosso país não sabia o que esperar, estavam sendo os pioneiros.

O Brasil aprendeu que uma pessoa de passado duvidoso não poderia ser um bom gestor, principalmente para o principal cargo do nosso país.

Depois do governo Collor, todos os demais presidentes eram ligados ao PSDB, o governo Lula foi a mudança neste cenário, porém agora voltamos ao momento das eleições para o Collor, temos uma candidata desconhecida com informações escandalosas sobre seu passado e um outro candidato conhecido e com 40 anos de vida pública em diversos cargos, inclusive no governo federal.


Segue um breve histórico do governo Collor de Melo
(atual colaborador do PT)


Contando com uma série de escândalos de corrupção e infortúnios em sua política econômica, Fernando Collor de Mello não teve muitas opções que o tirassem dessa situação embaraçosa. Nem mesmo os setores que defenderam a sua eleição se dispuseram a sair em defesa do presidente.

No Congresso Nacional, os deputados e senadores instalaram uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) responsável por averiguar as denúncias de corrupção feitas contra o presidente. No fim dos trabalhos da CPI, ficou provado que Fernando Collor, com o apoio de seu tesoureiro de campanha, Paulo César Farias, montou uma grande rede de corrupção que realizava o desvio de verbas públicas e o tráfico de influência política. Tal plano de corrupção ficou conhecido como “Esquema PC”.

Em uma última tentativa de escapar das denúncias, Collor teria reunido um conjunto de documentos que provariam a origem lícita de seus recursos financeiros. O secretário Cláudio Vieira alegou que as verbas vinculadas ao presidente foram obtidas por meio de um empréstimo contraído junto a doleiros uruguaios. Dias depois, a história foi desmentida pela secretária Sandra de Oliveira e o novo escândalo ficou conhecido como “Operação Uruguai”. Com fama de corrupto e mentiroso, Collor entrou em uma irreversível situação política.

Dada a gravidade dos acontecimentos, em um último gesto, Collor reivindicou que a população brasileira saísse às ruas com o rosto pintado de verde e amarelo, em sinal de apoio ao seu governo. Em resposta, vários cidadãos, principalmente estudantes, passaram a sair nas ruas com os rostos pintados. Além do verde amarelo, utilizaram o preto em sinal de repúdio ao governo. Tal movimento ficou conhecido como “Caras Pintadas”.

Logo depois, no Congresso Nacional, a Câmara de Deputados aprovou o pedido de impeachment do presidente Collor. Através dessa medida, o governo poderia ser deposto e automaticamente substituído pelo vice-presidente eleito, Itamar Franco. Em 22 de dezembro de 1992, em sessão no Senado, suspendeu-se o mandato presidencial e os direitos políticos de Fernando Collor de Mello foram cassados por oito anos.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Fonte: http://www.brasilescola.com/historiab/fim-governo-collor.htm

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Nota oficial da Secretaria Nacional de Mulheres do PT em defesa do aborto

Tomei conhecimento deste texto e não acreditei que o partido que está no governo do nosso país defende de maneira explícita a morte de crianças indefesas.

Gostaria de transcrever o início do último parágrafo do texto:

"Como resposta, mais uma vez, vamos aprofundar nossa luta em defesa da legalização do aborto e contra a violência contra as mulheres."

Vêem a contradição? Defender o aborto e combater a violência contra as mulheres. O aborto é um assassinato de uma criança inocente e indefesa, além de ser uma violência para a mulher que supera qualquer outra.

Peço a todos que tenham a oportunidade de ler este texto antes das eleições que reflitam quem deve ser o próximo governante do nosso país: um defensor da vida ou da morte.

O vídeo a seguir apresenta cenas do que o governo do PT deseja legalizar em nosso país, até então abençoado.



Para terminar, lembremos das palavras de Jesus, em Mateus 22, 21:

"Dai, pois, a César
o que é de César
e a Deus o que é de Deus."

Cabe a Deus o dom da vida, a função da Igreja é ser luz do mundo e anunciar a voz de Deus e ao governo deve prover condições dignas de vida para a população.

Se não é bom que a Igreja interfira negativamente nos planos do governo, é pior que o governo destrua completamente os planos de Deus.

Que Deus abençoe a todos nós e também nossas decisões no próximo dia 3 de outubro.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Qual a função da Igreja e das instituições religiosas?

É comum hoje ver pessoas que dizem não ter religião e buscama Deus por conta própria.

Eu gostaria de lembrar da resposta de Jesus, quando questionado acerca dos mandamentos de Deus (Mateus 22, 36-40):

"Mestre, qual é o maior mandamento da lei?
Respondeu Jesus:
'Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração,
de toda tua alma
e de todo teu espírito (Dt 6,5).
Este é o maior e o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é:
Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).
Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas'."

Ou seja, o amor a Deus está acima de tudo, mas o que complementa o amor a Deus é o amor ao próximo. A Igreja é o ambiente sagrado do amor ao próximo e propício para atos de generosidade material e espiritual.

Lembrando que a Igreja não se resume aos templos, santuários e prédios, mas acima de tudo compreende as pessoas que a compõem, então onde quer que alguém que participa da Igreja esteja, lá estará a Igreja.

Outra dimensão da Igreja é a organização, então vamos ver João 21, 14-17:

"Era esta já a terceira vez
que Jesus se manifestava aos seus discípulos,
depois de ter ressuscitado.
Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro:
'Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?'
Respondeu ele:
'Sim, Senhor, tu sabes que te amo.'
Disse-lhe Jesus:
'Apascenta os meus cordeiros.'
Perguntou-lhe outra vez:
'Simão, filho de João, amas-me?'
Respondeu-lhe:
'Sim, Senhor, tu sabes que te amo.'
Disse-lhe Jesus:
'Apascenta os meus cordeiros.'
Perguntou-lhe pela terceira vez:
'Simão, filho de João, amas-me?'
Pedro entristeceu-se
porque lhe perguntou pela terceira vez:
'Amas-me?',
e respondeu-lhe:
'Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo.'
Disse-lhe Jesus:
'Apascenta as minhas ovelhas.'"

Neste momento vemos o cuidade de Jesus em deixar alguém para apascentar suas ovelhas, como um guia, ou chefe, chamem como preferir, para os membros da sua Igreja.

Você é capaz de reconhecer que existem pessoas que são mais maduras na fé que você? Se existe esta humildade no seu coração, busque estas pessoas na Igreja para que você possa amadurecer na fé.

A Igreja apresenta-se como um caminho seguro de salvação, entendendo que a Salvação é um ato de misericórdia de Deus, mas que precisamos aceitar esta misericórdia, pois Deus não nos obriga a fazermos ou recebermos nada.

Se você tiver acesso, sugiro que leia o Catecismo da Igreja (CIC), inclusive é possível acessá-lo em uma versão digital aqui.

Peçamos a Deus um coração humilde e generoso como o de Jesus e dos seus discípulos ao longo da história da Igreja.

Fazei de nós, Senhor, luz para o mundo.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

União cristã pela vida

Desde que começaram as campanhas eleitorais eu estou inquieto com a questão dos meus candidatos, o que nunca aconteceu antes. Hoje eu recebi um e-mail que continha o vídeo a seguir.



Então eu entendi, Deus está muito preoculpado com os rumos que nosso país pode tomar se não fizermos algo para defender a vida, a moral e continuarmos a viver os mandamentos de Jesus.

Peço encarecidamente que deixemos de lado nossos interesses e busquemos obedecer ao pedido de Deus pela vida.

Senhor Jesus, mesmo sendo Deus Vós não mediste esforços para nos amar, pedimos então que sejamos nós também capazes de Vos amar mais que a nós mesmos.

Amém!

sábado, 11 de setembro de 2010

Oração de abertura do senado em Kansas (EUA)

Hoje eu ouvi na rádio Dom Bosco FM a oração feita por Joe Wright, sacerdote da Central Catholic Church, para abertura no senado de Kansas (EUA). Chegando em casa, procurei por palavras chave na internet e achei a dita oração (aqui).

Seguem as palavras do sacerdote:

"Senhor, viemos diante de Ti neste dia,
para Te pedir perdão
e para pedir a tua direção.
Sabemos que a tua Palavra disse:
'Maldição àqueles que chamam bem ao que está mal',
e é exatamente o que temos feito.

Temos perdido o equilíbrio espiritual
e temos mudado os nossos valores.

Temos explorado o pobre
e temos chamado a isso 'sorte'.

Temos recompensado a preguiça
e chamamo-la de 'Ajuda Social'.

Temos matado os nossos filhos que ainda não nasceram
e temo-lo chamado 'a livre escolha'.

Temos abatido os nossos condenados
e chamamo-lo de 'justiça'.

Temos sido negligentes ao disciplinar os nossos filhos
e chamamo-lo 'desenvolver a sua auto-estima'.

Temos abusado do poder
e temos chamado a isso: 'Política'.

Temos cobiçado os bens do nosso vizinho
e a isso temo-lo chamado 'ter ambição'.

Temos contaminado as ondas de rádio e televisão
com muita grosseria e pornografia
e temo-lo chamado 'liberdade de expressão'.

Temos ridicularizado os valores establecidos
desde há muito tempo pelos nossos ancestrais
e a isto temo-lo chamado de 'obsoleto e passado'.

Oh Deus!, olha no profundo dos nossos corações;
purifica-nos e livra-nos dos nossos pecados.

Amém."

Peçamos a Deus a graça de reconhecer nossas falhas, como fez Joe Wright, e peçamos também a luz do Espírito Santo para corrigí-las.

Senhor, nosso Deus, pelo Teu amor fomos criados e pelo Teu Espírito somos guiados, não permita, Senhor, que desviemo-nos dos bons caminhos e entreguemos nossas almas ao pecado.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Campanha de oração pela salvação do Brasil

A nossa Terra de Santa Cruz enfrenta um de seus piores momentos. O comunismo galopa como o cavaleiro vermelho do Apocalipse, trazendo consigo os flagelos do aborto, da destruição da família, da perseguição religiosa, do ateísmo programático, do narcotráfico.

Em Pernambuco, a Virgem apareceu em 1936 advertindo que o Brasil passaria por uma sangrenta Revolução que instauraria o comunismo no país e traria sofrimento e dor ao povo brasileiro. Com o sangue dos cristãos nas mãos, a Virgem pediu que rezássemos o Santo Terço, em devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, contra a comunistização do país e em favor da exaltação da Santa Cruz. Pediu penitência e oração.

Esse é o momento de atendermos ao pedido da Virgem!

1000 Ave-Maria's pelo Brasil!

Rezemos o Santo Terço diariamente, até o dia das Eleições, adicionando a início a seguinte petição: "Nossa Senhora Aparecida, livrai o Brasil do flagelo do comunismo!"

Se cada católico brasileiro comprometer-se um Terço pelos 20 dias anteriores à Eleição, teremos rezado 1000 Ave-Maria's, cada um, pelo nosso país!

Comprometamo-nos a rezarmos diariamente o Santo Terço até o fim do pleito, atendendo ao pedido da Virgem, nesta hora difícil que se avizinha.

Caso contrário, com o advento do comunismo, do aborto e da destruição do matrimônio e da família, advirá sobre nós também a Ira de Deus; lembremo-nos que a Virgem disse em La Salette que "a mão do Seu Filho já pesava demais, e já não conseguia segurá-La".

Rezemos, pois!

Replique em seu Blog e listas este apelo, no Brasil e no exterior! Faça chegar o apelo da Virgem a todo o Brasil, pelas diversas mídias católicas: TV's, rádios, Blogs, jornais, revistas... tudo!

A Virgem pediu, a Mãe pediu: nós atendemos! Rezemos!

Recorramos à Virgem Santíssima, Porta dos Céus e Refúgio dos Pecadores! Consagremos a nós mesmos e ao Brasil ao Coração Imaculado de Maria!

Bispos do Brasil, consagrem a Terra de Santa Cruz ao Coração Imaculado de Maria, pois Ela prometeu em Fátima: "No fim, meu Imaculado Coração triunfará!"

Mãe Maria, Nossa Senhora Aparecida, Rainha do Brasil, rogai por nós!

Data de início: 13 de Setembro (a 20 dias da Eleição).



Outros blogs e sites, além de campanhas pessoais, estão unidos nesta súplica a Deus, pela intercessão de nossa padroeira.

Não deixemos que a cultura de pecado e morte assuma o governo do nosso país.

Além da intercessão, que sustenta nossa fé e é fonte da força do Espírito Santo em nós, peço também que procuremos conhecer nossos candidatos e que busquemos também conhecer a opinião da nossa Mãe Igreja para com cada candidato.

Que Deus nos abençoe e nos guarde, pela intercessão da Virgem Maria da Conceição Aparecida.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Debate entre os candidatos à presidência - Canção Nova 22/08

Eu assisti ao debate na última segunda-feira com quatro dos candidados à presidência do nosso país, foram eles: Dilma (que não compareceu ao debate), Serra, Marina e Plínio.

Este debate foi especial, ao menos para a Igreja, porque foi o primeiro debate com candidatos à presidência realizado por emissoras de TV católicas.

Como era de se esperar, o debate foi marcado por questões que dizem respeito às questões relacionadas à vida humana, tais como segurança, qualidade de vida, saúde e aborto, temas polêmicos que renderam horas de um debate muito enriquecedor.

O ponto, fora de pauta, mais citado foi a ausência da candidata Dilma, pois, segundo os outros candidatos, os temas abordados sob a ótica da Igreja deixariam a candidata "em maus lençóis".

Durante o debate eu não gostei de ver os outros candidatos criticando a Dilma, porém depois eu entendi algo:

Se os candidatos não "fiscalizarem"
uns aos outros, ninguém o fará.

A candidata Dilma, segundo os outros candidatos, tem posições duvidosas, do ponto de vista cristão, sobre muitos assuntos, principalmente o aborto e questões relacionadas ao homossexualismo.

Gostaria de convidar os leitores a pesquisarem sobre a vida dos candidatos para que possamos tomar decisões conscientes do que estamos fazendo.

É importante conhecer cada candidato para podermos escolher o melhor, não apenas por trocas de favores políticos, mas porque este será o Presidente do nosso país, a pessoa que vai nos representar para o mundo e tomar as decisões mais importantes.

Um Presidente deve ser uma pessoa ética, inclusive sob a ótica cristã, principalmente porque nosso país é de maioria cristã (católicos e protestantes).

Os interessados podem assistir aos vídeos do debate aqui.

Dons do Espírito Santo - Dom de Milagres

Para concluir o Seminário de Dons do Espírito Santo, vamos ver agora o Dom de Milagres, este que é o mais fantástico dos dons.

Comecemos vendo o vídeo a seguir.



Vamos lembrar de alguns milagres que vemos com frequência, mas muitas vezes não são valorizados como deveriam:
  • milagre eucarístico (a consagração do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo);
  • milagre da conversão (pessoas distantes de Deus que são arrebatadas pelo infinito amor);
  • milagre do Batismo (em que somos mergulhados no Espírito Santo);
  • milagre da reconciliação (o perdão de Deus sobre todos os nossos pecados através das mãos de um sacerdote).
Pensemos na grandiosidade destes milagres, o Deus criador de todas as coisas e redentor da humanidade que assume a forma de pão e vinho apenas para estar conosco.

Vamos ler Lucas 15, 4-7.

"Quem de vós que, tendo cem ovelhas
e perdendo uma delas,
não deixa as noventa e nove no deserto
e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?
E depois de encontrá-la, a põe nos ombros,
cheio de júbilo, e, voltando para casa,
reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes:
'Regozijai-vos comigo,
achei a minha ovelha que se havia perdido.'
Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu
por um só pecador que fizer penitência
do que por noventa e nove justos
que não necessitam de arrependimento."

Que grande milagre é a conversão de um pecador, este milagre é tão magnífico que o Céu inteiro comemora seu acontecimento.

O Batismo é o milagre em que Deus, na pessoa do Espírito Santo, nos transforma em um santuário e escolhe habitar em cada um de nós. Ter Deus morando em nós é realmente um milagre!

E o perdão de Deus através de um sacerdote dispensa comentários, é a pura misericórdia de Deus para conosco.

Mas agora vamos aos milagres extraordinários, vamos citar alguns milagres que Deus realizou através de alguns santos da nossa Igreja:
  • pregação aos animais (Sto. Antônio de Pádua e S. Francisco de Assis);
  • bilocação (S. Padre Pio);
  • levitação (Sta. Teresa D'Ávila);
  • chagas de Cristo (S. Francisco de Assis, S. Padre Pio e Sta. Rita de Cássia);
  • telepadia (S. Frei Galvão);
  • multiplicação de alimento (Sta. Clara de Assis).
Como disse, estes são apenas alguns milagres de alguns santos da Igreja Católica. Como Jesus disse em João 14, 12ss:

"Em verdade, em verdade vos digo:
aquele que crê em mim
fará também as obras que eu faço,
e fará ainda maiores do que estas,
porque vou para junto do Pai.
E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome,
vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome,
vo-lo farei."

Jesus realizou com suas próprias mãos muitos milagres, como já conhecemos:
  • caminhou sobre as águas;
  • multiplicou pães;
  • ressuscitou mortos;
  • transformou água em vinho.
E o próprio Jesus fala que seus seguidores também realizarão milagres em Seu nome, e como a Igreja exulta de alegria ao contemplar os milagres que Deus realiza através de seus santos.

Na minha opinião, o milagre que mais chama a atenção é o corpo incorrupto de alguns santos como estes.

Para fechar, vamos pedir a Deus o milagre da santidade para toda a Igreja e particularmente para cada um de nós.

Senhor, nosso Deus de amor, que prometeu realizar milagres através de seus servos fiéis, pedimos o milagre da santificação da nossa Igreja pela ação do Espírito Santo em cada um de nós. Fazei de cada membro da Igreja, leigo ou clérico, um instrumento de amor para toda a humanidade. Por Cristo, Senhor e Salvador nosso.

Amém!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dons do Espírito Santo - Dom de Cura

Voltando ao Seminário de Dons, vamos ver o penúltimo Dom do Espírito Santo: o Dom de Cura.

Vejamos primeiro o vídeo abaixo.



A Bíblia apresenta inúmeros exemplos da manifestação do Dom de Cura, pelos profetas, pelos apóstolos e, principalmente, por Jesus. Como já conhecemos muitas destas histórias, vamos apenas conhecer um pouco mais do Dom de Cura.

O Dom de Cura pode se manifestar de três formas:
  • cura física ou espiritual;
  • cura interior;
  • libertação.
A cura física ou espiritual ocorre em problemas que nós temos consciência, como doenças físicas, câncer, viroses, infecções, etc., ou espirituais, depressão, angústia, vícios, etc.

A cura interior ocorre em áreas inconscientes da nossa vida, como traumas de infância, ou até traumas pré-natal, ou seja, traumas que sofremos antes de nascer.

A libertação ocorre quando Deus atua nos livrando de uma influência externa a nós, como obras do demônio em nossas vidas.

As três dimensões do Dom de Cura são também interdependentes, ou seja, uma cura física pode ser acompanhada de uma cura interior ou Deus pode operar uma libertação a partir de uma cura espiritual, por exemplo.

Como é o Espírito Santo quem faz a cura, Ele atua da forma como é necessário para que a cura aconteça, nós, seres humanos, dividimos o Dom de Cura para melhor entendê-lo.

É importante saber que todos os dons estão em todas as pessoas batizadas, então se você, leitor, é batizado, você também tem o Dom de Cura em suas mãos, porém Deus chama algumas pessoas a exercerem alguns dons de forma mais concreta, como os Doutores da Igreja são chamados por Deus a exercer os Dons de Ciência e Sabedoria ou os minitros de cura e libertação são chamados por Deus a exercer o Dom de Cura de uma forma mais intensa.

Novamente, os Dons do Espírito Santo são interdependentes, então o Dom de Cura pode ser acompanhado de Palavras de Profecia, Ciência ou Sabedoria, por exemplo quando uma pessoa está passando por uma dificudade e Deus dá a cura para esta dificudade revelando, através de outra pessoa, a dificudade pela qual a pessoa está passando.

E como o Dom de Cura se manifesta? Por exelência, é até óbvio, o Dom de Cura se manifesta na presença de Deus, oração e Sacramentos (Batismo, Eucaristia, Crisma, Confissão e Unção dos Enfermos), inclusive os Sacramentos de Confissão e Unção dos Enfermos são sacramentos de cura por natureza, pense nas vezes em que você se sentiu mais leve após receber o perdão de Deus após uma boa Confissão.

Peçamos então a Deus que nos abençoe e suscite em nosso meio ministros de cura reais, que amem a Deus e aos homens e não busquem a própria glória mas a conversão que vem pela cura de Deus em nossas vidas.

Antes de concluir, vamos ouvir a música a seguir.



Senhor, nosso Deus, capaz de curar qualquer que seja a enfermidade no corpo ou na alma, pedimos a graça de sempre viver na Vossa vontade sendo sempre curados pelo Vosso infinito Amor.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dons do Espírito Santo - Dom da Profecia

Chegando ao quinto Dom do Espírito Santo, vamos ver o Dom de Profecia. Comecemos pelo vídeo a seguir.



Para começar, devemos ter em mente que a profecia é a vóz de Deus para o mundo, então a essência da profecia vem de Deus, porém nós a proclamamos de acordo com nossa forma de falar e pensar.

Para ver o valor de uma profecia na vida dos apóstolos, vamos ler Gálatas 2, 1-5:

"Catorze anos mais tarde,
subi outra vez a Jerusalém com Barnabé,
levando também Tito comigo.
E subi em conseqüência de uma revelação.
Expus-lhes o Evangelho que prego entre os pagãos,
e isso particularmente aos que eram de maior consideração,
a fim de não correr ou de não ter corrido em vão.
Entretanto, nem sequer meu companheiro Tito,
embora gentio, foi obrigado a circuncidar-se.
Mas, por causa dos falsos irmãos,
intrusos - que furtivamente se introduziram entre nós
para espionar a liberdade de que gozávamos em Cristo Jesus,
a fim de nos escravizar -,
fomos, por esta vez, condescendentes,
para que o Evangelho permanecesse em sua integridade."

Lembrando que os apóstolos e demais seguidores de Jesus eram perseguidos pelos judeus (perseguições estas que levaram muitos cristãos à morte), Jerusalém era a capital do povo judeu. Mas pela confiança em Deus e pelo discernimento que fizeram acerca da revelação, S. Paulo e seus dois seguidores foram a Jerusalém para anunciar o Evangelho.


Todas as profecias, sejam elas em que época forem, são a voz de Deus para as pessoas que a estão ouvindo e no tempo em que ela é proclamada. Vemos muitos santos que foram conduzidos à santidade pelas profecias acerca de suas vidas.

Para tornarmo-nos novos profetas, devemos apenas buscar a vida de oração e real intimidade com Deus e pedir a graça deste Dom.

Para terminar, vamos fazer uma breve oração pedindo a Deus que Ele abra os nossos corações às Palavras de Profecia.

Senhor, Deus soberano e criador de todas as coisas, pedimos a Ti que abra os nossos corações para as palavras que vêm do seu coração como ensinamentos para toda a humanidade, pois a sua misericórdia nos faz um contigo. Isto o pedimos por Cristo, Nosso Senhor.

Amém!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dons do Espírito Santo - Dom da Ciência e Fé

Normalmente, a Fé não é estudada com os demais Dons do Espírito Santo, porém, para manter a sequência dos vídeos, vamos abordar o Dom da Ciência e a Fé em conjunto. Vejamos o vídeo a seguir.



Como os Dons do Espírito Santo são complementares, é possível sempre abordar mais de um dom em um mesmo texto.

O Dom de Ciência tem como característica mais marcante a comunhão entre a pessoa que proclama a palavra de ciência e o Espírito Santo que faz a revelação. Como visto no vídeo, a Fé dá um suporte aos demais dons e nos encoraja a utilizá-los, em especial o Dom de Ciência por ser uma revelação sempre forte.

Exemplos de revelações do Dom de Ciência são experiências traumáticas na vida de uma pessoa, na maioria das vezes esta pessoa nem se lembra destas experiências, ou uma manifestação de outro dom como o Dom de Cura ou o Dom de Milagres.

Uma passagem para vermos Jesus fazendo uso do Dom de Ciência é João 4, 16-19:

"Disse-lhe Jesus:
'Vai, chama teu marido e volta cá.'
A mulher respondeu:
'Não tenho marido.'
Disse Jesus:
'Tens razão em dizer que não tens marido.
Tiveste cinco maridos,
e o que agora tens não é teu.
Nisto disseste a verdade.'
'Senhor', disse-lhe a mulher,
'vejo que és profeta'!..."

Vemos uma revelação que o Espírito Santo fez a Jesus dizendo-lhe ao coração que a mulher não tinha um marido legítimo, após ter tido cinco maridos. Quando o Espírito Santo faz uma revelação desta natureza, sempre acontece uma outra manifestação do poder de Deus, se continuarmos a ler o capítulo 4 do Evangelho de S. João veremos em João 4, 28s:

"A mulher deixou o seu cântaro,
foi à cidade e disse àqueles homens:
'Vinde e vede um homem
que me contou tudo o que tenho feito.
Não seria ele, porventura, o Cristo'?"

Junto da revelação do Espírito Santo acerca da mulher, ocorreu também a sua conversão, pois a partir deste momento ela reconheceu Jesus como o Cristo, Filho de Deus.

Se lermos antes do vérsico 16, veremos que a mulher pede a Jesus da água que só Ele tem a oferecer e neste momento ela abre o coração para a graça do amor de Deus revelado por Jesus Cristo.

Peçamos agora esta graça especial que é a abertura ao Dom de Ciência e a Fé para bem utilizá-lo.

Senhor nosso Deus, que por puro amor nos enviou Jesus e hoje nos capacita a vivermos como Jesus através da ação do Espírito Santo em nós, pedimos a graça de sermos canal da tua ciência para com toda a criação, gerando frutos de conversão e amor ao teu santo Nome.

Amém!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dons do Espírito Santo - Dom do Discernimento

Mais uma vez escrevendo sobre os Dons do Espírito Santo, vamos ver agora o Dom do Discernimento. Comecemos com este vídeo.



Segundo o Dicionário do Aurélio, discernimento significa:

Ação ou faculdade de discernir.
Juízo, entendimento, critério.

Podemos entender que discernir é tomar uma decisão (fazer um juízo) tendo por base um critério.

Ou seja, o Dom do Discernimento nos capacita a tomar decisões adotando os critérios de Deus, o que nos garante a vida conforme a vontade de Deus.

É importante ter consiência que os Dons são manifestações do mesmo Espírito (o Espírito Santo), nós os dividimos para "facilitar o estudo".

Uma passagem que mostra Jesus manifestando o Dom do Discernimento é Mateus 16, 21-24:

"Desde então,
Jesus começou a manifestar a seus discípulos
que precisava ir a Jerusalém
e sofrer muito da parte dos anciãos,
dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas;
seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia.
Pedro então começou a interpelá-lo
e protestar nestes termos:
'Que Deus não permita isto, Senhor!
Isto não te acontecerá!'
Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe:
'Afasta-te, Satanás!
Tu és para mim um escândalo;
teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!'
Em seguida, Jesus disse a seus discípulos:
'Se alguém quiser vir comigo,
renuncie-se a si mesmo,
tome sua cruz e siga-me'."

Neste texto vemos como Pedro, mesmo falando algo aparentemente bom e em nome de Deus, foi acusado por Jesus de falar coisas que estavam fora da vontade de Deus.

Uma forma natural de confirmar o Dom do Discernimento é analisar os frutos das decisões, se os frutos forem bons, o discernimento veio de Deus, se os frutos forem ruins, o discernimento veio do demônio, e se não houverem frutos, o discernimento veio do humano.

Por ser uma graça de Deus, muitas vezes não entendemos o discernimento para as coisas do Reino, mas devemos ter fé e confiar que o amor de Deus por nós é o que existe de maior no universo.

Caminhando seguindo os passos do Cristo na terra, faremos sempre as escolhas a luz do Espírito Santo, sem perder tempo com o que não é importante a Deus e confiando na Divina Misericórdia.

Ouvindo esta música, peçamos a Deus a capacidade de escolher sempre o que é melhor.



Abençoai-nos, Senhor, com o Vosso Espírito.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dons do Espírito Santo - Dom da Sabedoria

Continuando com o Seminário de Dons do Espírito Santo, vamos rezar e meditar acerca do Dom da Sabedoria. Comecemos vendo o vídeo a seguir.



Agora vamos ler I Coríntios 2, 7-9:

"Pregamos a sabedoria de Deus,
misteriosa e secreta,
que Deus predeterminou antes de existir o tempo,
para a nossa glória.
Sabedoria que nenhuma autoridade deste mundo conheceu
(pois se a houvessem conhecido,
não teriam crucificado o Senhor da glória).
É como está escrito:
'Coisas que os olhos não viram,
nem os ouvidos ouviram,
nem o coração humano imaginou' (Is 64,4),
tais são os bens que Deus tem preparado
para aqueles que o amam."

O Dom da Sabedoria, como apresentado no vídeo e na passagem, consiste em enxergar o mundo e toda a criação com os olhos de Deus. Temos que ter sempre em mente que todos os dons do Espírito Santo são dados gratuitamente, ou seja, não é por nosso mérito ou com os nossos esforços, mas sim por misericórdia de Deus para conosco.

Uma forma de manifestação muito comum e direta do Dom de Sabedoria são as parábolas, em que Jesus explica como é o Reino de Deus fazendo analogias e comparações com realidades do cotidiano.

Como exemplo de parábola, gostaria de citar uma que Deus me inspirou a algum tempo atrás:

"Havia uma mãe que tinha dois filhos,
um era saudável, responsável
e estava sempre em casa disposto a ajudar,
enquanto que o outro tinha a saúde debilitada,
era imprudente
e estava sempre em busca de diversões perigosas.
'Qual destes filhos é mais amado pela mãe?'
Ambos são amados igualmente,
porém o segundo necessita de mais atenção da mãe,
assim é Deus
que sempre dá mais atenção ao filho mais necessitado."

Respeitando as nossas vontades, os nossos medos e as nossas limitações, as palavras de sabedoria dadas por Deus, como a parábola que citei, nos levam à santidade e a compreensão de Deus.

"Se permanecerdes na minha Palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." (João 8, 31s)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dons do Espírito Santo - Dom de Línguas

Faz algum tempo que eu estava pensando em preparar um Seminário de Dons do Espírito Santo no blog. Eu estava esperando estar melhor preparado espiritualmente, mas como o Espírito Santo é um dom (algo dado gratuitamente) por Deus, entendi que era o próprio Espírito que anseia por ser disseminado pela Internet.

Para começar, gostaria de apresentar este vídeo.



Agora que sabemos um pouco mais dos dons do Espírito Santo e como eles se têm se manifestado ao longo da história da Igreja, vamos começar a estudá-los individualmente.

Começando pelo Dom de Línguas, vamos ver agora um vídeo curto a respeito deste que é o menor e mais simples dos dons.



Respondendo as perguntas, vamos ler Marcos 16, 15-19.



"E disse-lhes:
'Ide por todo o mundo
e pregai o Evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo,
mas quem não crer será condenado.
Estes milagres acompanharão os que crerem:
expulsarão os demônios em meu nome,
falarão novas línguas,
manusearão serpentes
e, se beberem algum veneno mortal,
não lhes fará mal;
imporão as mãos aos enfermos
e eles ficarão curados.'
Depois que o Senhor Jesus lhes falou,
foi levado ao céu
e está sentado à direita de Deus."

Esta promessa de Jesus foi concretizada em Pentecostes, como lemos em Atos dos Apóstolos 2, 1-8:

"Chegando o dia de Pentecostes,
estavam todos reunidos no mesmo lugar.
De repente, veio do céu um ruído,
como se soprasse um vento impetuoso,
e encheu toda a casa onde estavam sentados.
Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo
que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.
Ficaram todos cheios do Espírito Santo
e começaram a falar em línguas,
conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos
de todas as nações que há debaixo do céu.
Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente
e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua.
Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração:
Não são, porventura, galileus todos estes que falam?
Como então todos nós os ouvimos falar,
cada um em nossa própria língua materna?"

Nesta passagem, além de mostrar uma passagem que apresenta o Dom de Línguas, procurei mostrar um serviço do Dom de Línguas que é o entendimento do que se fala por todos independente da nação. No primeiro vídeo podemos ver que alguns santos ao longo da história da Igreja receberam a mesma graça de Deus de falarem novas línguas e serem compreendidos ao mesmo tempo por pessoas que falam diversos outros idiomas.

Cantando a música a seguir, vamos pedir ao Espírito Santo que venha se utilizar de nós para proclamar a vontade de Deus para o mundo.



Espírito do Senhor, vinde orar em nós!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Por que usar sinais religiosos no corpo?

É comum vermos pessoas com diversos sinais religiosos no corpo, tais como crucifixos, escapulários, taus franciscanos, medalhas e outros.

Mas, para nós cristãos católicos, por que usar estes sinais? Para dar testemunho da fé que professamos? Para identificarmo-nos como cristãos católicos na sociedade?

Estes são motivos que justificam o uso destes sinais, mas particularmente eu prefiro adotar um motivo em especial. A primeira vez que ouvi alguém dizendo que usava um Tau Franciscano como uma forma que Deus tinha para lembrá-lo de suas atribuições foi em uma missa com o Pe. Antônio Furtado.

O que eu tomei para minha vida das palavras deste sacerdote foi que os sinais religiosos que usamos têm como finalidade para nós fazer-nos estar sempre atentos para com nossa conduta, não apenas no testemunho que damos, mas também na nossa vida sacramental e de oração.

O tau que eu mesmo uso, com uma medalha de Sto. Antônio de Pádua, faz com que eu esteja sempre a me lembrar de fazer minha oração diária, de ir à missa sempre que possível (atualmente, participo da Santa Eucaristia cinco vezes por semana), da minha confissão sempre que necessária e dos votos de pobreza, obediência e castidade, que procuro viver a exemplo dos santos franciscanos.

Usar um sinal religioso distingue uma pessoa das demais, porém faz com que esta pessoa traga consigo o peso da Igreja, pois, para aqueles que não conhecem a Deus na Igreja Católica, as pessoas que mostram-se católicas são as suas referências.

Termino este texto comentando as palavras de Jesus (Mt 26, 41):

"Vigiai e orai
para que não entreis em tentação.
O espírito está pronto,
mas a carne é fraca."

Complemento estas palavras dizendo: "sede vigilantes para não cair nas tentações e para que outros não venham a cair pelo vosso contra-testemunho".

Que Deus nos ajude em nossa peregrinação terrestre.
Amém!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O que é castidade?

Um dos assuntos mais polêmicos que costumo tratar quando estou conversando com pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a Deus é a castidade, mesmo entre pessoas que conhecem a Deus, têm vida de oração diária e procuram viver o Evangelho, muitas vezes existem confusões sobre os conceitos de castidade.

A grande maioria das pessoas confunde castidade com abstinência sexual.

Na verdade, a castidade é maior que a abstinência sexual, e pode acontecer da castidade nem incorporar a abstinência sexual.

Como assim? Castidade sem abstinência sexual? (Você pensou isso?)

Um dos mandamentos da Lei de Deus é Não Pecar Contra a Castidade. Se é um mandamento da Lei de Deus, então todos devem vivê-lo, inclusive as pessoas casadas (unidas legitimamente em matrimônio), agora eu pergunto: como um casal, chamado a viver a castidade, vive em abstinência sexual?

Voltando ao significado da castidade, este está relacionado à pureza do corpo, da mente e da alma. Não pecar contra a castidade é não pecar contra a sua integridade humana, a abstinência sexual é uma forma de preservar a integridade do corpo para pessoas que não estejam unidas em matrimônio legítimo com outra.

Porém, a integridade do corpo pode ser ferida por outras práticas tais como masturbação, violência física e uso errado de remédios, tudo o que causa danos ao nosso corpo ou o corpo de outra(s) pessoa(s) é pecado contra a integridade do corpo.

Além da integridade do corpo, a castidade diz respeito à integridade da mente e da alma, e como ferimos a integridade da mente e/ou da alma? Todos os vícios, por exemplo, ferem a integridade da mente, porque a pessoa não consegue mais usar a mente como ela deve ser usada. A integridade da alma é ferida quando, por exemplo, participamos de um ritual religioso contrário a nossa fé, como espiritismo, seitas africanas (macumba, candomblé) ou seitas orientais (hinduísmo, yoga, taoísmo). No caso da integridade da alma, as pessoas têm de escolher o que querem para suas vidas, que optar pelo cristianismo (católico ou protestante) não deve andar por onde Deus diz ser errado, mas as pessoas que vivem em outras religiões devem se manter na sua fé e se Deus lhe mostrar outro caminho, siga os passos de Deus.

Para finalizar, leremos Deuteronômio 18, 10-13:

"Não se ache no meio de ti
quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha,
nem quem se dê à adivinhação,
à astrologia,
aos agouros,
ao feiticismo,
à magia,
ao espiritismo,
à adivinhação
ou â invocação dos mortos,
porque o Senhor, teu Deus,
abomina aqueles que se dão a essas práticas,
e é por causa dessas abominações
que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações.
Serás inteiramente do Senhor, teu Deus."

Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre, o que Ele diz ser errado, é errado para sempre.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como saber se sou realmente feliz?

Uma vez fiz um retiro espiritual em que tive muitos momentos de oração e meditação. Durante este retiro eu pude entender a essência da idéia: "cada pessoa tem seu lugar no coração de Deus".

Encontrar este lugar é um desafio, mas quando você encontrá-lo terá encontrado também a sua real felicidade.

Em um momento de reflexão Deus me revelou uma forma simples de identificar se você, que está lendo isto agora, é realmente feliz, ou seja, se você já encontrou seu lugar no coração de Deus.

A forma de identificar se você é realmente feliz é esta:

responda para si mesmo:
"eu trocaria minha vida pela vida de outra pessoa?"

Pense, existe alguém que tem uma vida que pareça melhor que a sua? e você, se pudesse, deixaria sua vida e viveria a vida desta outra pessoa?

Se você respondeu "SIM", eu trocaria a minha vida pela vida desta pessoa. Pode ser um político, artista (plástico, de TV, de cinema, etc.....), uma celebridade, um empresário, algum santo da Igreja, enfim.

Se você respondeu "SIM", eu sinto por você e estarei rezando para que você encontre o amor de Deus que já está na sua vida apenas esperando para ser experimentado por você.

Peço agora a todos, tanto os que responderam "SIM" como os que responderam "NÃO", que rezemos agora pela Igreja, que somos nós, e em especial pelos que sofrem sem nunca ter experimentado o precioso amor de Deus.

Senhor, meu Deus que ama a todos,
principalmente os mais fracos,
pedimos a Ti que nos sustente em nossas dificuldades
e nos revele a cada dia o amor maior
que experimentamos pelo Espírito Santo.
Por Jesus Cristo, verdadeiro Deus,
Filho de Deus.
Amém!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Vencedor em Cristo!

Na minha oração de hoje, eu li uns versículos do livro do Apocalipse, os quais nunca os havia lido antes, e este me chamou a atenção: Ap 2, 11. (Antes de apresentar o vérsiculo, gostaria de dizer que Apocalipse não é "o fim do mundo", como muitos pensam, mas a revelação da vitória plena de Deus sobre todo o mal.)

"Quem tiver ouvidos,
ouça o que o Espírito diz às igrejas:
O vencedor não sofrerá dano algum da segunda morte."

Conforme a nota de rodapé (da Bíblia edição Ave-Maria), a primeira morte é a que conhecemos, a qual consiste na separação da alma do corpo; porém, a segunda morte consiste na separação da alma de Deus.

A nossa vida terrena é cheia de males, dificuldades, tentações e muitos outros problemas, mas nós estamos unidos a Deus, o Espírito de Deus está em cada um de nós e também sobre a terra (cf. Gn 1, 2).

Sem o auxílio de Deus, estaríamos perdidos nas mãos do maligno e nas nossas próprias inclinações ao mal. Lembremos das vezes em que fomos tentados e Deus nos livrou do mal, porém, estando sem Deus para nos livrar dos males, como seria a vida eterna? um eterno sofrimento? um eterno sofrimento sem a consolação do nosso Deus?

Peço a Deus por mim, pelos que amo e por todos os que lerem este texto para que sejamos todos vitoriosos em Cristo, pois como Jesus diz em João 11, 25: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá."

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Livro da vida



Faça um exercício de relembrar sua vida, desde sua infância até os dias de hoje.

A Igreja nos ensina que Deus não será um juiz acusador, mas nós mesmos nos acusaremos pelas nossas vidas, pois nossa história dá testemunho de nós, se somos inocentes ou culpados, se nossa senteça será o paraíso ao lado de Jesus e seus santos, o purgatório para purificação da alma ou o inferno reservado para aqueles que não aceitam amar e serem amados por Deus.

Deus deu a cada um um dom maravilhoso que é a consiência, cada um de nós sabe exatamente o que é certo e errado, mesmo que nem conheça a Deus.

Cada vez que fazemos algo por impulso, sem refletir sobre a atitude, nossa consiência nos acusa e ficamos decepcionados com nós mesmos. Neste momento entra em cena a mais preciosa manifestação de Deus para a humanidade: a misericórdia.

Existem várias explicações para o que é misericórdia, mas a que mais me convence é a seguinte:

Misericórdia = Miseres + Cordis (origem latina) miseres = miséria e cordis = coração

Ou seja, ser misericordioso é ter um coração miserável, no sentido de pobre, que vive na miséria.

Este coração pobre, no sentido espiritual, simboliza o pobre que não tem nenhuma posse material, por tanto nada o impede de dar daquilo que ele venha a conseguir.

Quanto mais posses uma pessoa adquire, mais difícil é para ela se desfazer destas posses, pois os bens materiais passam a ser a segurança da pessoa.

Para alquém que não possua nada, esta pessoa tem um coração desapegado das coisas materiais, o que lhe permite fazer o melhor uso possível de tudo.

Pense se você tem tido misericordioso ou, melhor ainda, se você tem experimentado do coração misericordioso de Deus.

domingo, 16 de maio de 2010

Fazenda da Esperança

Eu fiquei muito feliz ao ver esta notícia hoje.

Trata-se do reconhecimento da Fazenda da Esperança pelo Vaticano.

Eu tive a oportunidade de conhecer a Fazenda da Esperança em Fortaleza/CE e ver o trabalho que eles fazem com os jovens que tiveram experiências com drogas, bebidas e homossexualismo.

É bom ver que normalmente os próprios jovens reconhecem sua situação e procuram a Fazenda, esforçando-se para superar os problemas.

Algo que também me agradou lá é ver a amizade dos jovens entre si e para com os tutores.

Na Fazenda que eu conheci, os jovens aprendem ofícios como panificação, pizzaria, doceria, serviços agrícolas, artezanato e outros. Acredito que muitos conseguem emprego com pouco tempo após sair da Fazenda.

Outro aspecto importante é a presença de religiosos e sacerdotes junto à Fazenda, unindo o trabalho físico e psicológico ao espiritual. O resultado é de tal forma eficaz que pouquíssimos jovens voltam a se perder.

Assim como Jesus chamou e acolheu os filhos que estavam distantes do Pai, hoje a Fazenda da Esperança anuncia um Deus amoroso e que está sempre chamando seus filhos distantes com os braços abertos.


Despois de conhecer a Deus podemos dizer: "sim Senhor, com a sua graça em mim, nós seremos vitoriosos!" e cantemos

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A vitória!

Eu recebi um pedido de socorro de um filho muito amado de Deus (aqui).

Desde já peço a todos que rezem uma Ave-Maria agora por ele.

Pois bem, filho de Deus, leia com paciência.

Deus tem planos para você, mas você tem que ter paciência e atitude.

O que você tem feito em sua casa para torná-la melhor? Você conversa com seus pais e irmãos?

Você sabe que Deus não vai fazer tudo por você porque Ele te ama e não deseja que você fique preguiçoso.

Antes de tudo, pense se você merece o que pede. Peça perdão a Deus pelos seus erros.

Muitas vezes Deus demora a fazer o que queremos, e nós temos que insistir, continuar pedindo, continuar indo para a Igreja, continuar rezando...

Você tem rezado? Vamos fazer esta oração juntos:

Senhor, meu Deus de Amor,
escuta meus pedidos
e olha para meus problemas.
Sozinho, Senhor, eu não consigo,
por isso que eu Te peço:
me ajuda!
me salva!
me cura!
me liberta!
Eu quero acreditar no seu amor,
mas eu sou humano
e muitas vezes
preciso ver para conseguir acreditar...
Perdoa meus erros, meu Pai,
e faz com que eu consiga Te amar.
Amém!

Não se esqueça que Jesus, que é Deus, sofreu até ser morto e Deus o ressucitou porque Ele foi obediente.

O pedido de Deus para você é este, Sabedoria 1, 1-3:

"Amai a justiça, vós que governais a terra,
tende para com o Senhor sentimentos perfeitos,
e procurai-o na simplicidade do coração,
porque ele é encontrado pelos que o não tentam,
e se revela aos que não lhe recusam sua confiança;
com efeito, os pensamentos tortuosos afastam de Deus,
e o seu poder, posto à prova, triunfa dos insensatos."

E a sua confiança está no Deus da vitória!



Seja obediente e faça o que você sabe que é certo.

Estarei sempre rezando por você.
Deus te abençoe!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Controle de natalidade

Eu estava conversando com minha namorada ontem sobre gravidez, ter filhos, métodos anticoncepcionais e assuntos relacionados.

Durante a conversa, eu lembrei de algo que ouvi em algum lugar:

Como pode um casal evitar ter filhos durante todo o namoro
e depois de casarem-se passar a amar esses filhos
que evitaram por vários anos?

E isso é verdade, se um casal de namorados tem uma vida sexual ativa, eles não desejam ter filhos, pior que isso, a idéia de ter filhos causa medo. Depois eles se casam, será que a idéia de ter filhos não causa o mesmo medo?

Se alguém passa anos com os pensamentos: "não posso ter filhos", "se eu tiver um filho, minha vida acaba", "a gravidez vai estragar meu relacionamento", e tantos outros; é possível que essa pessoa demore anos para ter pensamentos contrários (como uma inércia psicológica), como "eu nem vi meus filhos, mas já os amo", "não vejo o dia de ter meu filho em meus braços", "meu Deus, obrigado pelo seu amor que nos deu nossos filhos", e todos os pensamentos que estão na cabeça de pais amorosos.

Vamos ler Efésios 2, 1-6:

"E vós outros estáveis mortos por vossas faltas,
pelos pecados que cometestes outrora
seguindo o modo de viver deste mundo,
do príncipe das potestades do ar,
do espírito que agora atua nos rebeldes.
Também todos nós éramos deste número
quando outrora vivíamos nos desejos carnais,
fazendo a vontade da carne e da concupiscência.
Éramos como os outros, por natureza,
verdadeiros objetos da ira (divina).
Mas Deus, que é rico em misericórdia,
impulsionado pelo grande amor com que nos amou,
quando estávamos mortos em conseqüência de nossos pecados,
deu-nos a vida juntamente com Cristo
- é por graça que fostes salvos! -,
juntamente com ele nos ressuscitou
e nos fez assentar nos céus,
com Cristo Jesus."

Como desejos carnais, ou seja, da carne (humana) ou do corpo, podemos exemplificar os desejos sexuais que atormentam os casais de namorados que buscam a felicidade de viver a vontade de Deus em seus namoros.

Convido então a todos: oremos pelos casais de namorados, sejam jovens ou adultos, para que vivam segundo a vontade de Deus e o Evangelho de Jesus.

Senhor, que criaste homem e mulher a sua imagem e semelhança, fazei com que cada casal que ainda não recebeu a vossa bênção matrimonial viva a castidade do corpo e do espírito, sem sequer alimentar desejos contrários aos vossos desígnios de amor.
Amém.


Quem ama espera, se guarda e, no tempo certo, é recompensado.

Uma fruta colhida antes do tempo é verde e amarga, se colhida depois do tempo é podre, observe então o melhor tempo de colher para que a fruta esteja madura e doce.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

A verdade da música

Deus sempre agradou-se com a alegria dos homens.

A música sempre teve um papel de alegrar os corações humanos, porém a alegria que estamos vendo nas músicas de hoje é outra. Não é esse o assunto que desejo abordar, mas é sempre bom alertar as pessoas para que reflitam sobre o que estão vendo e ouvindo.

Pois bem, eu recebi um pedido de oração (aqui) e gostaria de passar esta mensagem musical:



Lembre-se, você que escreveu o comentário, que você nasceu do amor de Deus e deve voltar à plenitude deste amor um dia. Pense se você está seguindo os passos de Jesus, ou se seus passos são a sua vontade.

Deus te abençoe e eu te peço: reze por mim também.

terça-feira, 20 de abril de 2010

A bênção da reconciliação

Eu recebi mais um comentário nesse post no domingo (18/04) e desde ontem que eu tenho intercedido pela pessoa, que não quis e nem precisa se identificar.

Pelo comentário, percebi que trata-se de uma mulher e que está desempregada.

Filha de Deus, as vezes nosso Pai permite certos "castigos" pelos males que nós cometemos, Ele não deseja nem cria os castigos, mas permite que aconteçam para que nós nos reconheçamos dependentes.

Durante as minhas orações, Deus me dizia que você tem alguns rancores, decorrentes de desentendimentos, talvez com seu marido, não sei se você é casada, ou alguma outra pessoa.

Eu pedi a Deus que falasse algo especialmente para você, e Ele diz (Jeremias 22, 21-23):

"Falei-te no tempo de tua prosperidade,
disseste-me, porém:
'Não te ouvirei'.
Pois é este teu costume desde a juventude,
não escutas a minha voz.

Serão teus pastores pasto dos ventos,
e teus amantes serão levados ao cativeiro.
A vergonha e a confusão serão tua partilha,
por causa de tua malícia.
Tu que moras no Líbano e fazes teu ninho nos cedros,
quanto haverás de gemer, presa das dores,
e das convulsões semelhantes às da mulher ao dar à luz!"

Todavia, o Deus que permite as suas dores é o mesmo que te chama e pede o seu arrependimento.

Reconcilie-se com Deus, tome atitudes concretas de amor a Deus indo à missa quantas vezes você puder por semana, confessando seus pecados a um sacerdote para receber o perdão de Deus, sendo caridosa com quem necessita, tendo o hábito de rezar, mesmo que seja uma Ave-Maria por dia, e sendo humilde para pedir perdão às pessoas, mesmo que essas não mereçam.

Continuarei a rezar por você e peço que faça o mesmo.

Deus te abençoe.

E não se esqueça que tudo tem o seu tempo.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Na ressurreição, Deus renova todas as coisas

Jesus disse: "Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres." (Mt 26, 39; Mc 14, 36; Lc 22, 42), consideremos como estas palavras são importantes, com excessão de S. João, todos os outros evangelistas mencionam o desejo pessoal de Jesus de não sofrer, porém Ele sempre se faz obediente: "Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres".

O sofrimento de Jesus foi da vontade de Deus, pois o Pai sempre ouve o Filho. Mas porque o Pai haveria de desejar o sofrimento do Filho?

Muitos dizem: Jesus pagou pelos nossos pecados na Cruz!

Será que a Cruz é realmente o preço dos nossos pecados? Ou seria o sofrimento a prova maior de amor?

Eu, pessoalmente, tive uma experiência maravilhosa durante a Quaresma e o Tríduo Pascal (Páscoa) que foi o sofrimento.

Agora os meus leitores pensam: "este que escreve parece que não tem juízo..."

Para estes, e para todos, a minha experiência de sofrer durante os últimos dias me permitiu unir-me a Jesus.

S. Francisco de Sales diz: "As melhores mortificações não são as que nós escolhemos, mas as que Deus escolhe para nós." e diz também: "Já que a doença nos faz gemer e suspirar, suspiremos por Deus." para esta última frase eu complemento: "... suspiremos por Deus para que assim nosso sofrimento seja unido à Paixão de Cristo."

Unidos a Jesus no sofrimento, podemos então ressuscitar com Ele ao terceiro dia.

Para alguns, Deus permite um sofrimento curto, para outros um sofrimento mais longo. Para uns, um sofrimento leve e, para outros, cruzes pesadas.

Sofrimento na carne maior que o de Cristo talvez não exista, porém todo sofrimento é válido e caminho para a santidade e o amor a Jesus.

Comecei este texto com palavras de Jesus, vou terminá-lo também com algo que Ele diz: "Eu destruirei este templo, feito por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, que não será feito por mãos de homens." (Mc 14, 58) e agora eu pergunto, qual o templo da sua vida que foi edificado por mãos humanas? Sua saúde que se sustenta em remédios, seus estudos, seus trabalhos, seus bens materiais, sua família, sua boa fama, ou tantos outros?

Mas Cristo ressuscitou, comemoremos sua vitória!



E para realmente finalizar, vamos ler juntos a história da nova beata da nossa Igreja aqui.

"Ora, se morremos com Cristo, cremos que viveremos também com ele." (Rm 6, 8).

"Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor." (Rm 14, 8).

sexta-feira, 2 de abril de 2010

A voz daquele que morreu

Começando pelo que celebramos hoje, conforme Marcos 15, 25-39:

"Era a hora terceira quando o crucificaram.
A inscrição que motivava a sua condenação dizia:
O rei dos judeus.
Crucificaram com ele dois bandidos:
um à sua direita e outro à esquerda.
[Cumpriu-se assim a passagem da Escritura que diz:
Ele foi contado entre os malfeitores (Is 53,12).]
Os que iam passando injuriavam-no
e abanavam a cabeça, dizendo:
Olá! Tu que destróis o templo e o reedificas em três dias,
salva-te a ti mesmo! Desce da cruz!
Desta maneira, escarneciam dele também os sumos sacerdotes
e os escribas, dizendo uns para os outros:
Salvou a outros e a si mesmo não pode salvar!
Que o Cristo, rei de Israel, desça agora da cruz,
para que vejamos e creiamos!
Também os que haviam sido crucificados com ele o insultavam.
Desde a hora sexta até a hora nona,
houve trevas por toda a terra.
E à hora nona Jesus bradou em alta voz:
Elói, Elói, lammá sabactáni?,
que quer dizer:
Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?
Ouvindo isto, alguns dos circunstantes diziam:
Ele chama por Elias!
Um deles correu e ensopou uma esponja em vinagre
e, pondo-a na ponta de uma vara, deu-lho para beber, dizendo:
Deixai, vejamos se Elias vem tirá-lo.
Jesus deu um grande brado e expirou.
O véu do templo rasgou-se então de alto a baixo em duas partes.
O centurião que estava diante de Jesus,
ao ver que ele tinha expirado assim, disse:
Este homem era realmente o Filho de Deus."

Como Deus teria abandonado seu Filho muito amado?

Ele realmente O teria abandonado?

Ou seria apenas porque Jesus não conseguia mais sentí-Lo?

Nós sabemos que Jesus "pagou" por nossos pecados na Cruz.

Mas quando Jesus diz: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?", Ele percebe a falta de Deus naquele momento.

Deus não abandonou seu Filho, mas naquele momento Jesus não apenas pagava pelos nossos pecados.

O Filho de Deus tomava para si todos os pecados da humanidade, para que desta forma todos fóssemos redimidos diante de Deus.

E os nossos pecados, meus e seus, que nos afastam de Deus, naquele momento afastaram Jesus do Pai.

Por isto, porque estava com os nossos pecados em sua alma, Jesus não mais conseguia perceber o amor do Pai.

Contudo, esta foi a vontade do Pai e o Filho a acolheu com todo o amor.

E para a nossa Salvação ser realmente obtida, Deus convida a todos os que crêem que Jesus é o Senhor a unirem-se ao sacrifício da Cruz.

Então, unidos à Cruz, seremos um com o Cristo Salvador.

Unamo-nos a Jesus em sacrifício, ofereça no seu coração o que lhe é mais difícil (algo pequeno como alimento ou grave como pecados de fornicação ou roubos) como um sacrifício de amor, assim como foi a Cruz para Jesus.

E unidos ao nosso amor maior, poderemos cantar:

quinta-feira, 18 de março de 2010

Campanha da Fraternidade 2010 (R$)

Mateus 6, 24-34:

"Ninguém pode servir a dois senhores,
porque ou odiará a um e amará o outro,
ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro.
Não podeis servir a Deus e à riqueza.
Portanto, eis que vos digo:
não vos preocupeis por vossa vida,
pelo que comereis,
nem por vosso corpo,
pelo que vestireis.
A vida não é mais do que o alimento
e o corpo não é mais que as vestes?
Olhai as aves do céu:
não semeiam nem ceifam,
nem recolhem nos celeiros
e vosso Pai celeste as alimenta.
Não valeis vós muito mais que elas?
Qual de vós,
por mais que se esforce,
pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?
E por que vos inquietais com as vestes?
Considerai como crescem os lírios do campo;
não trabalham nem fiam.
Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão
no auge de sua glória
não se vestiu como um deles.
Se Deus veste assim a erva dos campos,
que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo,
quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Não vos aflijais, nem digais:
Que comeremos?
Que beberemos?
Com que nos vestiremos?
São os pagãos que se preocupam com tudo isso.
Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso.
Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça
e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.
Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã:
o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias.
A cada dia basta o seu cuidado."


Este é o texto que fundamenta a Campanha da Fraternidade 2010.

Com o tema: Fraternidade e Economia

E o lema: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6, 24)

A Campanha da Fraternidade nos convida a mudar nossa postura com relação aos bens materiais.

Buscando tratar de economia a Igreja não busca arrecadar mais dinheiro ou aumentar o número de dizimistas, pelo contrário a Igreja busca a participação e cooperação dos membros da Igreja (todos nós) de uma forma mais atuante.

Se exigimos que a Igreja ajude os necessitados, devemos colaborar e auxiliar com ela naquilo que estiver ao nosso alcance.


Partindo para a vida pessoal, a Campanha da Fraternidade propõe-se a fazer com que os cristãos entendam que a vida não está presa às posses, e como esta Campanha é ecumênica então todos os cristãos (inclusive não católicos) são convidados a experimentar desta nova proposta.

Para finalizar, Jesus disse: "Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância." (Jo 10, 10), então eu convido todos a experimentarem desta vida em abundância livre das preoculpações exageradas com o patrimônio material e cheio das graças do patrimônio espiritual.

Aproveite o amor que Deus te dá pelas pessoas que Ele coloca no seu caminho.

Informações sobre a Campanha da Fraternidade 2010.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Quaresma: tempo de conversão (música)

Aproveitando o tempo da quaresma quando nos preparamos para celebrar a ressurreição de Jesus, eu gostaria de compartilhar uma música que conta a história da conversão de um rapaz.

Este rapaz experimentou do convite pessoal de Jesus a segui-lo e viver conforme a vontade de Deus.

Segue a música e em seguida a letra da música.



Vinde Amim – The Flanders

Essa história eu ouvi de uma velha muito sábia, sobre um homem muito rico que vivia na Arábia, sempre andava bem vestido com turbantes no cabelo, no seu palácio um arem tinha um monte de camelo, o seu nome tão temido, mas até q Ali Baba Amim era conhecido do Egito ao Catar, mas um problema o perseguia e não tinha solução pela sua baixa estatura lhe chamavam de anão, foi quando em um mais dia de muito calor fez uma grande descoberta, em meio as areias do Saara encontrou uma bíblia aberta e o que nela veio escrito lhe tomou o coração, o próprio Deus ali dizia o seu nome Amim deixa de ser pagão.

Vinde Amim, a mim os pequeninos.
Vinde Amim, a mim os pequeninos.
Vinde Amim, a mim os pequeninos.
Vinde Amim, o arábe anão

{Salin você sabe o preço da dúzia de esfiha?}
{TV aljazira informa:}
{Ala,ala,ala....}

A partir daquele dia Amim ficou bem diferente e a noticia se espelhou de um modo tão surpreendente todos viam perguntar o que ao certo aconteceu, Amin que era tão temido agora se converteu.

Vinde Amim, a mim os pequeninos.
Vinde Amim, a mim os pequeninos.
Vinde Amim, a mim os pequeninos.
Vinde Amim, o arábe anão

Vinde Amim, a mim os pequeninos.
Vinde Amim, a mim os pequeninos.
Vinde Amim, a mim os pequeninos.
Vinde Amim, o arábe anão

Yeah

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Dicas de namoro

Eu encontrei este vídeo e achei muito interessante porque a moça (Andreia) sintetiza tudo o que pode no namoro.



"No namoro pode tudo;
só não pode pecar!"

Pronto, o pecado no namoro é tudo o que você teria vergonha de fazer em público, diante dos seus pais (ou dos pais d@ respectiv@), das boas pessoas que você conhece, enfim tudo o que mereça reprovação.

O que é de Deus é para sempre, se o namoro está em Deus, o casal é sempre abençoado e se ama cada vez mais.

Se o namoro sai da vontade de Deus, Deus não vai obrigar ninguém a receber o que Ele tem a oferecer.

Portanto, quem vive um namoro longe de Deus, não tenha medo de acrescentar o amor maior ao seu relacionamento: o amor de Deus.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Catecismo da Igreja Católica Apostólica Romana

Gostaria de compartilhar o arquivo PDF do Catecismo da Igreja Católica Apostólica Romana.



Para falar um pouco do Catecismo, este é um livro oficial da Igreja que contém a doutrina, normas, pontos de vista, formas de agir, etc.... da Igreja, todo o conteúdo é baseado na Bíblia e nas revelações de Deus ao longo dos dois milênios de história da Igreja.

O estudo do Catecismo é importante para qualquer cristão católico, pois é a base da nossa fé.

O Amor de Deus, os Sacramentos, as formas de se aproximar de Deus, as manifestações de Deus ao longo da história até os dias atuais, como estudar a Bíblia, Ecumenismo, as vias de Salvação para a eternidade, a Comunhão dos Santos, os anjos, relacionamentos como amizades, namoro e matrimônio, os mistérios da vida de Jesus e a resposta à pergunta "quem é Deus?" são exemplos de assuntos abordados detalhadamente no Catecismo.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sede vigias

Hoje eu estava fazendo meu estudo bíblico com o seguinte texto (Marcos 13, 33-37):


"Ficai de sobreaviso, vigiai;
porque não sabeis quando será o tempo.
Será como um homem que, partindo em viagem,
deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos,
indicando o trabalho de cada um,
e manda ao porteiro que vigie.
Vigiai, pois,
visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará,
se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã,
para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo.
O que vos digo,
digo a todos: vigiai!"

Durante a oração eu questionava a Deus: como vigiar? Eu sei o que Jesus ensinou, mas como ser objetivo com relação a vigilância?

Então Deus me deu a seguinte resposta: amar e ser amado.

Quando Jesus diz "vigiai", Ele quer dizer amem e se deixem amar por Deus e pelos seus irmãos em Deus.

E como amar?

Amar é fazer a vontade de Deus, pois Deus é amor e tudo o que vem de Deus é amor e todo o amor vem de Deus.

Eu gostaria de convidar a todos os leitores deste texto a lerem o que escrevi sobre os Mandamentos, basta clicar aqui.

E para finalizar, a música a seguir vai nos inspirar como viver a vontade de Deus.



Senhor, nosso Deus, que amou-nos até o fim sem poupar sequer sua vida em Cristo Jesus, pedimos: ensina-nos a viver o verdadeiro amor.
Amém!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Conversão pela Nossa Senhora "do Marrom Glacê"

Eu havia assistido um certo dia estes vídeos e os achei interessantes. Hoje quando comecei a assistí-los, para colocar aqui no blog, vi que eles conversam sobre o texto sobre o qual fiz meu estudo bíblico de hoje (João 6, 22-71).

Seguem os vídeos em que o ex-pastor protestante revela quando entendeu a presença de Jesus na Eucaristia.






Para terminar, segue o vídeo que deu o título ao post: Nossa Senhora "do Marrom Glacê"




Para terminar (agora de verdade), antes que alguém tenha alguma dúvida, o Francisco Araújo é Diácono Permanente.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Santo de verdade!

Eu gostaria de questionar meus leitores.

Quem disse que os santos, já falecidos, podem fazer algo por nós hoje?

II Macabeus 15, 10 - 16: "Após haver-lhes reanimado o espírito, estimulou-os ainda, apresentando aos seus olhos a perfídia dos gentios e o desprezo da palavra dada. Assim armou a todos não com a segurança que vem das lanças e dos escudos, mas com a coragem que suscitam as boas palavras. Narrou-lhes ainda uma visão digna de fé uma espécie de visão que os cumulou de alegria. Eis o que vira: Onias, que foi sumo sacerdote, homem nobre e bom, modesto em seu aspecto, de caráter ameno, distinto em sua linguagem e exercitado desde menino na prática de todas as virtudes, com as mãos levantadas, orava por todo o povo judeu. Em seguida havia aparecido do mesmo modo um homem com os cabelos todos brancos, de aparência muito venerável, e nimbado por uma admirável e magnífica majestade. Então, tomando a palavra, disse-lhe Onias: Eis o amigo de seus irmãos, aquele que reza muito pelo povo e pela cidade santa, Jeremias, o profeta de Deus. E Jeremias, estendendo a mão, entregou a Judas uma espada de ouro, e, ao dar-lha, disse: Toma esta santa espada que Deus te concede e com a qual esmagarás os inimigos."

Hebreus 7, 24s: "Este, porque vive para sempre, possui um sacerdócio eterno. É por isso que lhe é possível levar a termo a salvação daqueles que por ele vão a Deus, porque vive sempre para interceder em seu favor." Em Jesus, que vive para sempre junto do Pai e está a interceder em nosso favor, também aqueles que se foram na amizade de Cristo assim o fazem, pois são um com o Cristo ressucitado.

CIC (Catecismo da Igreja Católica) parágrafos 954 a 956:
"Os três estados da Igreja. 'Até que o Senhor venha em Sua majestade e, com ele, todos os anjos e, tendo sido destruída a morte, todas as coisas lhe forem sujeitas, alguns dentre os seus discípulos peregrinam na terra; outros, terminada esta vida, são purificados; enquanto outros são glorificados, vendo claramente o próprio Deus trino e uno, assim como é.' (Parágrafos relacionados 771,1031,1023)
Todos, porém, em grau e modo diverso, participamos da mesma caridade de Deus e do próximo e cantamos o mesmo hino de glória a nosso Deus. Pois todos quantos são de Cristo, tendo o seu Espírito, congregam-se em uma só Igreja e nele estão unidos entre si.

A união dos que estão na terra com os irmãos que descansam na paz de Cristo de maneira alguma se interrompe; pelo contrário, segundo a fé perene da Igreja, vê-se fortalecida pela comunicação dos bens espirituais.

A intercessão dos santos. 'Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela frater na solicitude deles, nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio': (Parágrafos relacionados 1370,2683)
'Não choreis! Ser -vos-ei mais útil após a minha morte e ajudar-vos-ei mais eficazmente do que durante a minha vida.' "

Nos documentos históricos da Igreja Católica, lê-se que os apóstolos tinham o costume de realizar as celebrações religiosas sobre os túmulos dos mártires para pedirem a intersessão destes.

Vemos em vários trechos da Bíblia que Jesus estava reunido com os apóstolos e lhes ensinava muitas coisas, e também Jesus diz que não deixou de ensinar nada aos apóstolos. Os próprios judeus têm o costume de fazer memória de seus ancestrais que morreram na amizade de Deus, e Jesus teve várias oportunidades de corrigí-los, caso este costume fosse incoerente; assim como o fez com a poligamia e o divórcio (Marcos 10, 1-12).

Então, se os apóstolos pediam a intersessão daqueles que morreram na amizade de Cristo, com o consentimento do próprio Jesus, é porque esta intersessão é eficaz.