Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Qual a função da Igreja e das instituições religiosas?

É comum hoje ver pessoas que dizem não ter religião e buscama Deus por conta própria.

Eu gostaria de lembrar da resposta de Jesus, quando questionado acerca dos mandamentos de Deus (Mateus 22, 36-40):

"Mestre, qual é o maior mandamento da lei?
Respondeu Jesus:
'Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração,
de toda tua alma
e de todo teu espírito (Dt 6,5).
Este é o maior e o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é:
Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).
Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas'."

Ou seja, o amor a Deus está acima de tudo, mas o que complementa o amor a Deus é o amor ao próximo. A Igreja é o ambiente sagrado do amor ao próximo e propício para atos de generosidade material e espiritual.

Lembrando que a Igreja não se resume aos templos, santuários e prédios, mas acima de tudo compreende as pessoas que a compõem, então onde quer que alguém que participa da Igreja esteja, lá estará a Igreja.

Outra dimensão da Igreja é a organização, então vamos ver João 21, 14-17:

"Era esta já a terceira vez
que Jesus se manifestava aos seus discípulos,
depois de ter ressuscitado.
Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro:
'Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?'
Respondeu ele:
'Sim, Senhor, tu sabes que te amo.'
Disse-lhe Jesus:
'Apascenta os meus cordeiros.'
Perguntou-lhe outra vez:
'Simão, filho de João, amas-me?'
Respondeu-lhe:
'Sim, Senhor, tu sabes que te amo.'
Disse-lhe Jesus:
'Apascenta os meus cordeiros.'
Perguntou-lhe pela terceira vez:
'Simão, filho de João, amas-me?'
Pedro entristeceu-se
porque lhe perguntou pela terceira vez:
'Amas-me?',
e respondeu-lhe:
'Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo.'
Disse-lhe Jesus:
'Apascenta as minhas ovelhas.'"

Neste momento vemos o cuidade de Jesus em deixar alguém para apascentar suas ovelhas, como um guia, ou chefe, chamem como preferir, para os membros da sua Igreja.

Você é capaz de reconhecer que existem pessoas que são mais maduras na fé que você? Se existe esta humildade no seu coração, busque estas pessoas na Igreja para que você possa amadurecer na fé.

A Igreja apresenta-se como um caminho seguro de salvação, entendendo que a Salvação é um ato de misericórdia de Deus, mas que precisamos aceitar esta misericórdia, pois Deus não nos obriga a fazermos ou recebermos nada.

Se você tiver acesso, sugiro que leia o Catecismo da Igreja (CIC), inclusive é possível acessá-lo em uma versão digital aqui.

Peçamos a Deus um coração humilde e generoso como o de Jesus e dos seus discípulos ao longo da história da Igreja.

Fazei de nós, Senhor, luz para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário