Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O que é castidade?

Um dos assuntos mais polêmicos que costumo tratar quando estou conversando com pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a Deus é a castidade, mesmo entre pessoas que conhecem a Deus, têm vida de oração diária e procuram viver o Evangelho, muitas vezes existem confusões sobre os conceitos de castidade.

A grande maioria das pessoas confunde castidade com abstinência sexual.

Na verdade, a castidade é maior que a abstinência sexual, e pode acontecer da castidade nem incorporar a abstinência sexual.

Como assim? Castidade sem abstinência sexual? (Você pensou isso?)

Um dos mandamentos da Lei de Deus é Não Pecar Contra a Castidade. Se é um mandamento da Lei de Deus, então todos devem vivê-lo, inclusive as pessoas casadas (unidas legitimamente em matrimônio), agora eu pergunto: como um casal, chamado a viver a castidade, vive em abstinência sexual?

Voltando ao significado da castidade, este está relacionado à pureza do corpo, da mente e da alma. Não pecar contra a castidade é não pecar contra a sua integridade humana, a abstinência sexual é uma forma de preservar a integridade do corpo para pessoas que não estejam unidas em matrimônio legítimo com outra.

Porém, a integridade do corpo pode ser ferida por outras práticas tais como masturbação, violência física e uso errado de remédios, tudo o que causa danos ao nosso corpo ou o corpo de outra(s) pessoa(s) é pecado contra a integridade do corpo.

Além da integridade do corpo, a castidade diz respeito à integridade da mente e da alma, e como ferimos a integridade da mente e/ou da alma? Todos os vícios, por exemplo, ferem a integridade da mente, porque a pessoa não consegue mais usar a mente como ela deve ser usada. A integridade da alma é ferida quando, por exemplo, participamos de um ritual religioso contrário a nossa fé, como espiritismo, seitas africanas (macumba, candomblé) ou seitas orientais (hinduísmo, yoga, taoísmo). No caso da integridade da alma, as pessoas têm de escolher o que querem para suas vidas, que optar pelo cristianismo (católico ou protestante) não deve andar por onde Deus diz ser errado, mas as pessoas que vivem em outras religiões devem se manter na sua fé e se Deus lhe mostrar outro caminho, siga os passos de Deus.

Para finalizar, leremos Deuteronômio 18, 10-13:

"Não se ache no meio de ti
quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha,
nem quem se dê à adivinhação,
à astrologia,
aos agouros,
ao feiticismo,
à magia,
ao espiritismo,
à adivinhação
ou â invocação dos mortos,
porque o Senhor, teu Deus,
abomina aqueles que se dão a essas práticas,
e é por causa dessas abominações
que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações.
Serás inteiramente do Senhor, teu Deus."

Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre, o que Ele diz ser errado, é errado para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário