Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Evangelho do dia (João 10,1-10)

Naquele tempo, disse Jesus:
1'Em verdade, em verdade vos digo,
quem não entra no redil das ovelhas pela porta,
mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.
2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3A esse o porteiro abre,
e as ovelhas escutam a sua voz;
ele chama as ovelhas pelo nome
e as conduz para fora.
4E, depois de fazer sair todas as que são suas,
caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem,
porque conhecem a sua voz.
5Mas não seguem um estranho,
antes fogem dele, 
porque não conhecem a voz dos estranhos.'
6Jesus contou-lhes esta parábola,
mas eles não entenderam o que ele queria dizer.
7Então Jesus continuou:
'Em verdade, em verdade vos digo,
eu sou a porta das ovelhas.
8Todos aqueles que vieram antes de mim
são ladrões e assaltantes,
mas as ovelhas não os escutaram.
9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo;
entrará e sairá e encontrará pastagem.
10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir.
Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.


"Eu sou a porta." (v. 9). Jesus diz por duas vezes ser a "porta das ovelhas" (v. 7 e 9), ao ler o texto costumamos identificar Jesus como o pastor, mas Ele se apresenta como a porta, então quem são os pastores e quem é o porteiro?

Os pastores devem conduzir as ovelhas de forma ordenada pela porta, para que não se machuquem, e deve também conduzi-las a um local seguro onde poderão alimentar e estar em paz.

O pastor é aquele que está próximo das ovelhas, guiando-as e garantindo-lhes segurança, essas pessoas são as lideranças religiosas, como bispos, sacerdotes, diáconos, catequistas ou qualquer pessoa que tenha a responsabilidade de estar a frente de um grupo, conduzindo-o.

O porteiro, então, é a própria Igreja, que permite ao pastor conduzir o grupo através da porta, reconhecendo a boa vontade e a índole do pastor, a Igreja mostra ao pastor por onde ele deve passar com as ovelhas, ou seja mostra por qual caminho seguir para que todos, pastor e ovelhas, passem pela porta, que é Jesus.

Se o pastor desviar as ovelhas do caminho da porta, o porteiro deve orientá-lo, caso ele insista em levar as ovelhas por outro caminho, o porteiro não pode mais permitir que o pastor entre onde as ovelhas estão, como aconteceu quando Lutero, pastor de muitas ovelhas, escolheu um caminho diferente para conduzir as ovelhas e a Igreja o orientou a voltar para o caminho do porta.

Até hoje, alguns pastores que foram fiéis acabam por insistir em levar as ovelhas por outro lugar, que não a porta, assim deixam de ser pastores e tornam-se "ladrões e assaltantes" (cf. v. 1).

Senhor, dai paz e sabedoria aos Vossos pastores para que sempre conduzam Vossas ovelhas pela porta que é Jesus.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário