Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Evangelho do dia (Lucas 24,13-35)

13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana,dois dos discípulos de Jesusiam para um povoado, chamado Emaús,distante onze quilômetros de Jerusalém.14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.15Enquanto conversavam e discutiam,o próprio Jesus se aproximoue começou a caminhar com eles.16Os discípulos, porém, estavam como que cegos,e não o reconheceram.17Então Jesus perguntou:'O que ides conversando pelo caminho?'Eles pararam, com o rosto triste,18e um deles, chamado Cléofas, lhe disse:'Tu és o único peregrino em Jerusalémque não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?'19Ele perguntou: 'O que foi?'Os discípulos responderam:'O que aconteceu com Jesus, o Nazareno,que foi um profeta poderoso em obras e palavras,diante de Deus e diante de todo o povo.20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefeso entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram.21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel,mas, apesar de tudo isso,já faz três dias que todas essas coisas aconteceram!22É verdade que algumas mulheres do nosso gruponos deram um susto.Elas foram de madrugada ao túmulo23e não encontraram o corpo dele.Então voltaram, dizendo que tinham visto anjose que estes afirmaram que Jesus está vivo.24Alguns dos nossos foram ao túmuloe encontraram as coisas como as mulheres tinham dito.A ele, porém, ninguém o viu.'25Então Jesus lhes disse:'Como sois sem inteligência e lentospara crer em tudo o que os profetas falaram!26Será que o Cristo não devia sofrer tudo issopara entrar na sua glória?'27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas,explicava aos discípulostodas as passagens da Escrituraque falavam a respeito dele.28Quando chegaram perto do povoado para onde iam,Jesus fez de conta que ia mais adiante.29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo:'Fica conosco, pois já é tardee a noite vem chegando!'Jesus entrou para ficar com eles.30Quando se sentou à mesa com eles,tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía.31Nisso os olhos dos discípulos se abrirame eles reconheceram Jesus.Jesus, porém, desapareceu da frente deles.32Então um disse ao outro:'Não estava ardendo o nosso coraçãoquando ele nos falava pelo caminho,e nos explicava as Escrituras?'33Naquela mesma hora, eles se levantarame voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onzereunidos com os outros.34E estes confirmaram:'Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!'35Então os dois contaramo que tinha acontecido no caminho,e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.


"os dois contaram ... como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão" (v. 35), podemos imaginar a cena dos discípulos à mesa e Jesus abençoando e partindo o pão, talvez esta cena tenha marcado a memória desses discípulos porque foi o último momento de Jesus com eles.

Então nós devemos considerar que o partir do pão é tão importante que Jesus quis que este fosse seu último momento com os discípulos.

Ou, o partir do pão é tão importante que ficou Deus utilizou este momento para que Jesus se revelasse.

De qualquer forma, o partir do pão é algo especial para Jesus, tanto que foi no partir do pão que os discípulos de Emaús O reconheceram e também o partir do pão foi o último momento de Jesus com os discípulos.

Hoje, celebramos o partir do pão obedecendo a Jesus, como Ele nos disse "Este é o meu corpo" e nós recebemos este corpo, vivo e ressuscitado, para que nós também possamos viver e um dia sermos ressuscitados em Jesus.

Senhor, a Eucaristia é o Vosso Corpo que recebemos hoje, permita que sejamos salvos pela graça deste Sacramento e não condenados por não darmos a ele o devido valor.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário