Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Evangelho do dia (Mateus 20,20-28)

Naquele tempo:
20A mãe dos filhos de Zebedeu 
aproximou-se de Jesus com seus filhos
e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido.
21Jesus perguntou: "O que tu queres?"
Ela respondeu: "Manda que estes meus dois filhos
se sentem, no teu Reino,
um à tua direita e outro à tua esquerda".
22Jesus, então, respondeu-lhes:
"Não sabeis o que estais pedindo.
Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?"
Eles responderam: "Podemos".
23Então Jesus lhes disse:
"De fato, vós bebereis do meu cálice,
mas não depende de mim
conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda.
Meu Pai é quem dará esses lugares
àqueles para os quais ele os preparou".
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso,
ficaram irritados contra os dois irmãos.
25Jesus, porém, chamou-os, e disse:
"Vós sabeis que os chefes das nações
têm poder sobre elas e os grandes as oprimem.
26Entre vós não deverá ser assim.
Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor;
27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo.
28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido,
mas para servir e dar a sua vida
como resgate em favor de muitos".


"Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?" (v. 22), quem quiser beber do mesmo cálice que Jesus deve lembrar-se que Jesus mesmo teve receio deste cálice, como sabemos que Ele disse "Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres." (Mateus 26, 39) e novamente "Meu Pai, se não é possível que este cálice passe sem que eu o beba, faça-se a tua vontade!" (Mateus 26, 42) e ainda "foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras." (Mateus 26, 44).

Que cálice é esse que Jesus tanto fala?

Este cálice que passou por Jesus e que depois seus apóstolos também provaram, conforme Jesus diz "De fato, vós bebereis do meu cálice" (v. 23), é o martírio.

O martírio é morrer por amor.

Jesus morreu na Cruz por amor.

Os apóstolos morreram, cada um de uma forma diferente, nas mãos de seus perseguidores, por amor.

Muitos que vieram depois, também morreram por amor.

Ainda hoje, existem aqueles que morrem, condenados por amar.

O amor incomoda que vive pela ganância, pelo orgulho e por qualquer pecado, como diz São Paulo "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (I Coríntios 13, 4-7).

Por isso, celebramos hoje a vida e o amor de São Tiago, santo apóstolo de Jesus, que seguiu o Senhor em tudo e amou até o fim.

São Tiago, rogai por nós!

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário