Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Evangelho do dia (Mateus 13,31-35)

Naquele tempo: 
31Jesus contou-lhes outra parábola: 
'O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda 
que um homem pega e semeia no seu campo. 
32Embora ela seja a menor de todas as sementes, 
quando cresce, fica maior do que as outras plantas. 
E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm 
e fazem ninhos em seus ramos.' 
33Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: 
'O Reino dos Céus é como o fermento 
que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, 
até que tudo fique fermentado.' 
34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. 
Nada lhes falava sem usar parábolas, 
35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: 
'Abrirei a boca para falar em parábolas; 
vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo'.


Ao falar em parábolas, Jesus esconde o real sentido daquilo que diz, pois apenas aqueles que foram escolhidos têm condições de entender plenamente as mensagens de Jesus.

Porém, algumas exortações de Jesus são diretas, pois os ensinamentos mais profundos, sobre o Reino de Deus e a Salvação, são reservados apenas aos eleitos, mas ensinamentos de ética, conduta e moral são para todos, então Jesus dá esses ensinamentos de forma direta.

Como quando Jesus diz

  • "Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena." (Mateus 5, 21s)

  • "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração." (Mateus 5, 27s) 

  • "Foi também dito: Todo aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo: todo aquele que rejeita sua mulher, a faz tornar-se adúltera, a não ser que se trate de matrimônio falso; e todo aquele que desposa uma mulher rejeitada comete um adultério." (Mateus 5, 31s)

  • "Ouvistes ainda o que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém, vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus;. nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes fazer um cabelo tornar-se branco ou negro. Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno." (Mateus 5, 33-37)

Todos esses ensinamentos são diretos, pois valem para todas as pessoas, são ensinamentos humanos de vida, ética e justiça moral.

Cabe sempre a nós pedir que Jesus nos ensine a ir sempre mais fundo em seus ensinamentos, mas devemos ser também humildes para reconhecer que nosso conhecimento é limitado e nunca seremos capazes de compreender tudo o que nosso Senhor nos disse.

Senhor, iluminai-nos sempre com Vosso Espírito para que sejamos sempre capazes de compreender Vossos ensinamentos.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário