Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Evangelho do dia (Mateus 10,34-11,1)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 
34Não penseis que vim trazer paz à terra; 
não vim trazer a paz, mas sim a espada. 
35De fato, vim separar o filho de seu pai, 
a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 
36E os inimigos do homem 
serão os seus próprios familiares. 
37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, 
não é digno de mim. 
Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, 
não é digno de mim. 
38Quem não toma a sua cruz e não me segue, 
não é digno de mim. 
39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. 
E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 
40Quem vos recebe, a mim recebe; 
e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 
41Quem recebe um profeta, por ser profeta, 
receberá a recompensa de profeta. 
E quem recebe um justo, por ser justo, 
receberá a recompensa de justo. 
42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, 
a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, 
em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa.' 
11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções 
aos doze discípulos, 
partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.


Nestas palavras, Jesus revela que Ele é Deus e nos ensina como amá-Lo sobre todas as coisas, devemos amar Jesus mais que nossos pais, filhos, amigos, dinheiro, emprego, conforto, etc.

E Jesus não exige que entreguemos tudo nas mãos de seus discípulos, mas "Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa." (v. 42), nós devemos ser generosos de acordo com nossa possibilidade e a necessidade de quem pede.

Quanto às separações que Jesus fala: "o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra" (v. 35) e ainda "os inimigos do homem serão os seus próprios familiares" (v. 36), Jesus nos revela que Ele é o centro e quem não vive colocando Jesus no centro é separado de quem o faz.

É interessante observar que Jesus não diz que separará o marido de sua esposa, pois neste caso, existe a responsabilidade de ambos de santificar e orientar o parceiro no caminho do Evangelho, o que também acontece pois o vínculo entre os esposos chega a ser maior que entre pais e filhos, pois um dia os filhos saem de casa e irão conduzir a própria vida, enquanto os esposos sempre estarão juntos, segundo a vontade de Deus.

Senhor, reuni e santificai o Vosso povo! Dai-nos sempre o convívio dos Vossos eleitos.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário