Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Evangelho do dia (Mateus 12,46-50)

Naquele tempo: 
46Enquanto Jesus estava falando às multidões, 
sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, 
procurando falar com ele. 
47Alguém disse a Jesus: 
'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, 
e querem falar contigo.' 
48Jesus perguntou àquele que tinha falado: 
'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?' 
49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 
'Eis minha mãe e meus irmãos. 
50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, 
que está nos céus, 
esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.'


Esta é uma passagem bíblica comumente usada para apresentar duas falsas interpretações:

1a. que Jesus tinha irmãos de sangue, filhos de José e Maria;

2a. que Jesus rejeita sua mãe, dizendo que ela não é mais importante que seus discípulos.


Interpretar a Bíblia desta forma é uma ignorância, pois cada passagem é como uma foto e não é possível entender o que uma foto mostra sem saber o contexto em que ela foi tirada.

A palavra "irmãos" apresentada neste texto não trata-se de irmãos de sangue, mas de um conjunto de parentes em uma mesma geração, como também várias vezes na Bíblia lemos "Jesus, filho de Davi", pois a palavra "filho" é usada como um parente de uma geração seguinte, ou ainda quando os judeus dizem "nosso pai Abraão", em que a palavra "pai" é usada para dizer que aquela pessoa pertence a uma geração anterior.

Então quando dizem "Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora" (v. 47), na verdade estão falando de Maria, mãe de Jesus, e de parentes próximos, como primos de Jesus.


Quanto à rejeição de Maria por Jesus, esta é uma mentira maldosa, pois sabemos que até o final da Bíblia Maria seguiu Jesus e mesmo depois de Jesus ser crucificado, Maria continuou com os apóstolos sendo uma referência para eles.

Quando Jesus diz "todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe" (v. 50), ele está dizendo que todas as pessoas que fazem a vontade de Deus terão a mesma recompensa de sua mãe e familiares, na verdade Jesus não rebaixa a mãe para menos que os discípulos, mas eleva os discípulos para próximo de sua mãe.


Jesus amou tanto sua mãe, que eles ficaram juntos até a crucificação e na Cruz Ele entregou Maria ao seu apóstolo mais amado, João, pedindo que ele cuidasse dela "eis aqui sua mãe".


Senhor, nos deste Jesus por Salvador e Maria por mãe e guia, colocaste os santos em nossas vidas para que eles sejam os nossos exemplos, por causa disto rendemos gratidão e louvor a Vós!

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário