Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Evangelho do dia (Lucas 10,38-42)

Naquele tempo:
38Jesus entrou num povoado,
e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa.
39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor,
e escutava a sua palavra.
40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres.
Ela aproximou-se e disse:
'Senhor, não te importas que minha irmã
me deixe sozinha, com todo o serviço?
Manda que ela me venha ajudar!'
41O Senhor, porém, lhe respondeu:
'Marta, Marta! Tu te preocupas
e andas agitada por muitas coisas.
42Porém, uma só coisa é necessária.
Maria escolheu a melhor parte
e esta não lhe será tirada.'


Hoje lembramos de Santa Marta de Betânia, a mulher chamada Marta no Evangelho de hoje.

Marta era irmã de Maria, conforme lemos no Evangelho (v. 39), mas também tinha um irmão, chamado Lázaro, o qual teve um problema de saúde, faleceu e foi ressuscitado por Jesus diante de todos.

(Evangelho João 11,19-27)

Naquele tempo, 
19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria 
para as consolar por causa do irmão. 
20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, 
foi ao encontro dele. 
Maria ficou sentada em casa. 
21Então Marta disse a Jesus: 
"Senhor, se tivesses estado aqui, 
meu irmão não teria morrido. 
22Mas mesmo assim, eu sei que
o que pedires a Deus, ele to concederá".
23Respondeu-lhe Jesus: 
"Teu irmão ressuscitará".
24Disse Marta: 
"Eu sei que ele ressuscitará
na ressurreição, no último dia".
25Então Jesus disse: 
"Eu sou a ressurreição e a vida. 
Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 
26E todo aquele que vive e crê em mim, 
não morrerá jamais. 
Crês isto?" 
27Respondeu ela: 
"Sim, Senhor, eu creio firmemente
que tu és o Messias, o Filho de Deus, 
que devia vir ao mundo".

No primeiro texto do Evangelho, Marta preocupa-se com os afazeres da casa, mas no segundo texto, Marta proclama a fé em Jesus "Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo" (v. 27).

Marta é para nós um exemplo de humildade, serviço e fé, humilde ao receber Jesus, serva que cuida dos compromissos e mulher de fé, que intercede pelo irmão junto de Jesus e alcança a graça da ressurreição de Lázaro.

Santa Marta de Betânia, rogai por nós!

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário