Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Evangelho do dia (Marcos 4,1-20)

Naquele tempo:1Jesus começou a ensinar de novoàs margens do mar da Galiléia.Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele,de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou,enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas.E, em seu ensinamento, dizia-lhes:3'Escutai! O semeador saiu a semear.4Enquanto semeava,uma parte da semente caiu à beira do caminho;vieram os pássaros e a comeram.5Outra parte caiu em terreno pedregoso,onde não havia muita terra;brotou logo, porque a terra não era profunda,6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada;e, como não tinha raiz, secou.7Outra parte caiu no meio dos espinhos;os espinhos cresceram, a sufocaram,e ela não deu fruto.8Outra parte caiu em terra boae deu fruto, que foi crescendo e aumentando,chegando a render trinta, sessenta e até cem por um.'9E Jesus dizia:'Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.'10Quando ficou sozinho,os que estavam com ele, junto com os Doze,perguntaram sobre as parábolas.11Jesus lhes disse:'A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus;para os que estão fora, tudo acontece em parábolas,12para que olhem mas não enxerguem,escutem mas não compreendam,para que não se convertam e não sejam perdoados.'13E lhes disse:'Vós não compreendeis esta parábola?Então, como compreendereis todas as outras parábolas?14O semeador semeia a Palavra.15Os que estão à beira do caminhosão aqueles nos quais a Palavra foi semeada;logo que a escutam, chega Satanáse tira a Palavra que neles foi semeada.16Do mesmo modo,os que receberam a semente em terreno pedregoso,são aqueles que ouvem a Palavrae logo a recebem com alegria,17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes;quando chega uma tribulação ou perseguição,por causa da Palavra, logo desistem.18Outros recebem a semente entre os espinhos:são aqueles que ouvem a Palavra;19mas quando surgem as preocupações do mundo,a ilusão da riqueza e todos os outros desejos,sufocam a Palavra, e ela não produz fruto.20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom,são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto;um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um.'


"para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, ... para que não se convertam e não sejam perdoados" (v. 11s), um profeta antigo havia dito que o Messias haveria de falar sem ser compreendido, as parábolas de Jesus são a forma como esta profecia se cumpriu.

Jesus diz abertamente que existem aqueles que não irão se converter nem ser perdoados, de modo que é necessário um esforço da nossa parte para nos convertermos e sermos perdoados, a vinda de Jesus não perdoa a todos, mas apresenta o caminho para conseguirmos o perdão.

A Cruz é a salvação do mundo, mas somente será salvo quem abraçar sua cruz no amor de Cristo e por amor a Cristo.

A conversão vem da Palavra de Deus, mas é necessário que estejamos longe de Satanás (cf. v 15), tenhamos autocontrole (cf. v 17) e sejamos desapegados das coisas do mundo (cf. v 19).

Senhor, que nos mostra a pobreza, a obediência e a castidade como condições de salvação, dai-nos sempre a força e a fé para não apenas estarmos longe do demônio, mas próximos de Vós, não apenas sermos desapegados do mundo, mas generosos com os necessitados, e não apenas nos controlarmos diante das tentações e tribulações, mas buscarmos sempre a vida em santidade.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário