Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Evangelho do dia (Marcos 10,46-52)


Naquele tempo:
46Jesus saiu de Jericó,
junto com seus discípulos e uma grande multidão.
O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo,
estava sentado à beira do caminho.
47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno,
estava passando, começou a gritar:
'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!'
48Muitos o repreendiam para que se calasse.
Mas ele gritava mais ainda:
'Filho de Davi, tem piedade de mim!'
49Então Jesus parou e disse: 'Chamai-o'.
Eles o chamaram e disseram:
'Coragem, levanta-te, Jesus te chama!'
50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.
51Então Jesus lhe perguntou:
'O que queres que eu te faça?'
O cego respondeu: 'Mestre, que eu veja!'
52Jesus disse: 'Vai, a tua fé te curou'.
No mesmo instante, ele recuperou a vista
e seguia Jesus pelo caminho.



Vamos nos colocar no lugar do cego, Bartimeu, filho de Timeu, um mendigo cego que tem nome e pai, pois ele é a pessoa mais importante para Deus dentro do evangelho de hoje, como vemos, o cego é o único a ser chamado pelo nome no texto.

Pois bem, o cego estava à beira do caminho, provavelmente pedindo esmolas e comida, até que "ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando" (v. 47), então começa a gritar com esperança de ser ouvido.

"Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda" (v. 48), pois a fé de Bartimeu em Jesus era grande, ele sabia que Jesus poderia fazer algo.

Até que "Então Jesus parou e disse: 'Chamai-o'" (v. 49), neste momento "O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus." (v. 50), o cego jogou o manto, sua única posse, aquilo que o deixava aquecido e protegido, jogar o manto sem saber se poderia recuperá-lo depois, pois Bartimeu era cego e outra pessoa poderia levar seu manto.

Quando se encontra com Jesus, Bartimeu escuta a pergunta de sua vida "'O que queres que eu te faça?'" (v. 51), Jesus sabia que Bartimeu era cego, que podia curá-lo e como aquilo o deixaria feliz, mas a pergunta "'O que queres que eu te faça?'" é necessária para que Bartimeu mostre a prova final de sua fé, pois, mesmo sendo cego, Bartimeu sabia quem Jesus realmente era.

Senhor, somos cegos esquecidos pelo mundo, esperando seu retorno, dai-nos a fé de Bartimeu para gritar seu nome e deixar nossas confianças materiais para Te seguir.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário