Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Evangelho do dia (Lucas 19,11-28)

Naquele tempo: 
11Jesus acrescentou uma parábola, 
porque estava perto de Jerusalém 
e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. 
12Então Jesus disse: 
'Um homem nobre partiu para um país distante, 
a fim de ser coroado rei e depois voltar. 
13Chamou então dez dos seus empregados, 
entregou cem moedas de prata a cada um, 
e disse: 'Procurai negociar até que eu volte'. 
14Seus concidadãos, porém, o odiavam, 
e enviaram uma embaixada atrás dele, 
dizendo: 'Nós não queremos que esse homem reine sobre nós'.
15Mas o homem foi coroado rei e voltou. 
Mandou chamar os empregados, 
aos quais havia dado o dinheiro, 
a fim de saber quanto cada um havia lucrado. 
16O primeiro chegou e disse: 
'Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais.' 
17O homem disse: 
'Muito bem, servo bom. 
Como foste fiel em coisas pequenas, 
recebe o governo de dez cidades'. 
18O segundo chegou e disse: 
'Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais'. 
19O homem disse também a este: 
'Recebe tu também o governo de cinco cidades'. 
20Chegou o outro empregado e disse: 
'Senhor, aqui estão as tuas cem moedas 
que guardei num lenço, 
21pois eu tinha medo de ti, 
porque és um homem severo. 
Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste'. 
22O homem disse: 
'Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. 
Tu sabias que eu sou um homem severo, 
que recebo o que não dei e colho o que não semeei. 
23Então, porque tu não depositaste meu dinheiro no banco? 
Ao chegar, eu o retiraria com juros'. 
24Depois disse aos que estavam aí presentes: 
'Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil'. 
25Os presentes disseram: 
'Senhor, esse já tem mil moedas!' 
26Ele respondeu: 'Eu vos digo: 
a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; 
mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. 
27E quanto a esses inimigos, 
que não queriam que eu reinasse sobre eles, 
trazei-os aqui e matai-os na minha frente'.' 
28Jesus caminhava à frente dos discípulos, 
subindo para Jerusalém.


Jesus falou esta parábola para falar Dele mesmo de da Igreja, pois Jesus é o homem nobre que foi para um local distante ser coroado rei.

Após sua ascensão ao Céu, Jesus enviou o Espírito Santo à Igreja (apóstolos e discípulos), da mesma forma que o homem nobre deixou as cem moedas para cada funcionário.

Um dia, Jesus voltará, da mesma forma que o homem voltou após ser coroado rei.

Jesus nos enviou o Espírito Santo para darmos frutos e multiplicarmos a Igreja, trazendo mais corações para junto de Deus, da mesma forma que o homem nobre recomendou "Procurai negociar até que eu volte" (v. 13).

Os santos que Jesus escolheu são aqueles que fizeram frutificar a ação do Espírito Santo, enquanto outros receberam o Espírito Santo e não fizeram nada, guardaram apenas para si e não deram frutos para Deus nem para a Igreja, semelhante à explicação do funcionário "Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço" (v. 20).

Este é o servo medroso que irá receber a recompensa do medo.

Porém, existem os piores, que são aqueles que recusam a realeza de Jesus, "quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente" (v. 27).

Ninguém é obrigado por Deus a aceitar algo nem viver de determinada forma, mas cada um irá receber do rei de acordo com sua fidelidade para com Ele.

Senhor, fazei de nós servos fiéis e multiplicai nossos esforços, que fazemos por amor a Vós e Vossa Igreja.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário