Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Evangelho do dia (Lucas 14,15-24)

Naquele tempo: 
15Um homem que estava à mesa, 
disse a Jesus: 
'Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!' 
16Jesus respondeu: 
'Um homem deu um grande banquete 
e convidou muitas pessoas. 
17Na hora do banquete, mandou seu empregado 
dizer aos convidados: 
'Vinde, pois tudo está pronto'. 
18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. 
O primeiro disse: 
'Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. 
Peço-te que aceites minhas desculpas'. 
19Um outro disse: 
'Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. 
Peço-te que aceites minhas desculpas'. 
20Um terceiro disse: 
'Acabo de me casar e, por isso, não posso ir'. 
21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. 
Então o dono da casa ficou muito zangado 
e disse ao empregado: 
'Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. 
Traze para cá os pobres, 
os aleijados, os cegos e os coxos'. 
22O empregado disse: 
'Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, 
e ainda há lugar'. 
23O patrão disse ao empregado: 
'Sai pelas estradas e atalhos, 
e obriga as pessoas a virem aqui, 
para que minha casa fique cheia. 
24Pois eu vos digo: 
nenhum daqueles que foram convidados 
provará do meu banquete.'


Jesus estava em meio aos judeus, povo escolhido do Antigo Testamento, e diz que "nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete" (v. 24), Jesus fala em parábolas, que as vezes podem ter mais de uma interpretação.

Uma possível interpretação desta parábola é a Comunhão Eucarística, pois o banquete que Jesus nos entrega hoje é a Eucaristia e os judeus não reconhecem Jesus como Deus nem compartilham o Pão Eucarístico.

Outra interpretação pode ser a participação dos ricos, pois Deus deu aos ricos a responsabilidade de administrar seus bens para que ninguém passe fome nem necessidades, mas estes, muitas vezes, pensam apenas em si, esquecendo que existem pessoas que precisam daquilo que lhes está sobrando.

Existem pessoas que precisam de comida, enquanto estragamos e desperdiçamos comida.

Existem pessoas que precisam de roupas, enquanto enchemos os armários sem precisar de todas essas roupas.

Existem pessoas que passam frio nas ruas, enquanto sobram quartos em nossas casas.

Existem pessoas que precisam ouvir que Deus as ama, mas temos vergonha de falar do Amor.

Senhor, dai-nos fé e coragem para estarmos sempre diante do Vosso Altar e sempre mais reunindo Vossos filhos para o banquete que já está preparado.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário