Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Evangelho do dia (Lucas 9,57-62)

Naquele tempo: 
57Enquanto estavam caminhando, 
alguém na estrada disse a Jesus: 
'Eu te seguirei para onde quer que fores.' 
58Jesus lhe respondeu: 
'As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; 
mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça.' 
59Jesus disse a outro: 'Segue-me.' 
Este respondeu: 'Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai.' 
60Jesus respondeu: 
'Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; 
mas tu, vai anunciar o Reino de Deus.' 
61Um outro ainda lhe disse: 'Eu te seguirei, Senhor, 
mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares.' 
62Jesus, porém, respondeu-lhe: 
'Quem põe a mão no arado e olha para trás, 
não está apto para o Reino de Deus.'


Seguir Jesus de perto é uma decisão de vida que exige o maior de todos os desapegos, para seguir Jesus devemos nos desapegar de nós mesmos, de nossas vontades, de nossos planos e de nossos sonhos para podermos viver a vontade, os planos e os sonhos de Jesus.

Jesus diz à primeira pessoa do evangelho de hoje "As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça" (v. 58), depois diz ao segundo "Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus" (v. 60) e ao terceiro "Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus" (v. 62).

As palavras de Jesus não são apologia ao sofrimento ou desprezo para com as famílias, mas sim o ensinamento da pobreza e da humildade, que todos os seus discípulos devem viver com fé.

As três frases de Jesus revelam o desapego completo, no presente com o primeiro, pois a vida do seguidor de Jesus é sempre o desafio da pobreza, no passado, pois devemos deixar o que é morto para trás e do futuro, já que quem segue Jesus deve ter o foco nos planos de Deus e na meta da vida eterna.

Hoje, a Igreja lembra e celebra a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, religiosa, virgem, doutora da Igreja e padroeira das missões pelo mundo inteiro.

Santa Teresinha viveu a vontade de Deus como poucos, sendo uma das grandes santas da Igreja, apesar de ter falecido jovem, aos 24 anos, deixou uma herança e ensinamentos espirituais que tem conduzido e orientado a Igreja no exemplo da simplicidade no Menino Jesus, que nasceu pobre e sem posses, não olhou para trás ao vir para o mundo e manteve-se sempre focado e coerente em sua missão de Salvador.

Santa Teresinha, rogai por nós!

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário