Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Evangelho do dia (Lucas 12,49-53)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:49Eu vim para lançar fogo sobre a terra,e como gostaria que já estivesse aceso!50Devo receber um batismo,e como estou ansioso até que isto se cumpra!51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra?Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão.52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas,três ficarão divididas contra duas e duas contra três;53ficarão divididos:o pai contra o filho e o filho contra o pai;a mãe contra a filha e a filha contra a mãe;a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.'


Jesus diz que veio "para lançar fogo sobre a terra" (v. 49), a ideia mais aceita neste texto é que Jesus se refere ao Espírito Santo, pois o Espírito Santo transforma o ser humano de dentro para fora, primeiro penetrando em cada pensamento, em cada desejo, em cada tomada de decisão e depois fortalecendo a pessoa, para que ela consiga efetivamente fazer aquilo que é certo, ou seja, a vontade de Deus.

A divisão que Jesus se refere "eu vos digo, vim trazer divisão" (v. 51) acontece justamente porque nem todos são dóceis ao Espírito Santo, e é impossível haver paz entre duas pessoas enquanto um busca a santidade e a outra busca o pecado.

É possível haver respeito e cada qual toma suas decisões conforme sua consciência, mas não existe acordo entre pecado e santidade, não existe meio termo.

Como a santidade é um caminho de luz e o pecado sempre busca as trevas, é comum que as decisões de santidade prevaleçam sobre o pecado, que é sempre praticado escondido.

Por causa das escolhas pela santidade e pelo pecado é que "ficarão divididos:
o pai contra o filho e o filho contra o pai;
a mãe contra a filha e a filha contra a mãe;
a sogra contra a nora e a nora contra a sogra" (v. 53).
Senhor, santificai e reuni o Vosso povo, fortalecendo-o sempre na luta contra o pecado.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário