Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Evangelho do dia (Mateus 20,1-16a)

Naquele tempo, 
disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 
1'O Reino dos Céus é como a história do patrão 
que saiu de madrugada 
para contratar trabalhadores para a sua vinha. 
2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, 
e os mandou para a vinha. 
3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, 
viu outros que estavam na praça, desocupados, 
4e lhes disse: 'Ide também vós para a minha vinha! 
E eu vos pagarei o que for justo'. 
5E eles foram. 
O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, 
e fez a mesma coisa. 
6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, 
encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: 
'Por que estais aí o dia inteiro desocupados?' 
7Eles responderam: 
'Porque ninguém nos contratou'. 
O patrão lhes disse: 
'Ide vós também para a minha vinha'. 
8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: 
'Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, 
começando pelos últimos até os primeiros!' 
9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde 
e cada um recebeu uma moeda de prata. 
10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, 
e pensavam que iam receber mais. 
Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. 
11Ao receberem o pagamento, 
começaram a resmungar contra o patrão: 
12'Estes últimos trabalharam uma hora só, 
e tu os igualaste a nós, 
que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro'. 
13Então o patrão disse a um deles: 
'Amigo, eu não fui injusto contigo. 
Não combinamos uma moeda de prata? 
14Toma o que é teu e volta para casa! 
Eu quero dar a este que foi contratado por último 
o mesmo que dei a ti. 
15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero 
com aquilo que me pertence? 
Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?' 
16aAssim, os últimos serão os primeiros, 
e os primeiros serão os últimos.'


A parábola do patrão e dos empregados tem semelhanças com a parábola do filho pródigo, pois o filho pródigo foi fiel a seu pai apenas no final da história, assim como os trabalhadores que trabalharam apenas o final do dia, porém em ambos os casos, tanto o patrão dos trabalhadores quanto o pai do filho pródigo tratam os últimos igualmente aos primeiros.

Em ambas as parábolas existem os fieis, porém invejosos, trabalhadores da madrugada e o irmão do filho pródigo, ambos esperavam receber mais que os outros, porém receberam o mesmo.

É importante perceber que Deus não diferencia as pessoas pelo "tempo de casa", mas Ele vê o que está dentro e se duas pessoas têm a mesma boa vontade, mesmo uma tendo trabalhado o dia inteiro e a outra apenas a última hora, ambos receberão a mesma recompensa.

A postura do discípulo de Jesus, fiel desde a madrugada ou desde a manhã, é alegrar-se com a conversão do pecador, participando assim da alegria do Céu diante da alma que foi salva por Jesus.

Um dia receberemos nossa recompensa, seja pelo bem ou pelo mal que fizemos, e aqueles que se converteram no final da vida poderão receber o mesmo que nós, se Deus encontrar dentro deles o mesmo que há dentro de nós.

Senhor, santificai e reuni o Vosso povo, fazendo-nos alegrar com cada novo membro da Vossa Igreja e eliminando do meio de nós a inveja e a competição.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário