Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Evangelho do dia (Mateus 13,54-58)

Naquele tempo: 
54Dirigindo-se para a sua terra, 
Jesus ensinava na sinagoga, 
de modo que ficavam admirados. 
E diziam: 
'De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 
55Não é ele o filho do carpinteiro? 
Sua mãe não se chama Maria, 
e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 
56E suas irmãs não moram conosco? 
Então, de onde lhe vem tudo isso?' 
57E ficaram escandalizados por causa dele. 
Jesus, porém, disse: 
'Um profeta só não é estimado 
em sua própria pátria e em sua família!' 
58E Jesus não fez ali muitos milagres, 
porque eles não tinham fé.


Hoje, a Igreja faz memória de Santo Afonso Maria de Ligório, santo e doutor da Igreja. Para se tornar doutor da Igreja, é necessário primeiro ser santo, em seguida, ter obras escritas de grande relevância para a Igreja, e isto, Santo Afonso fez ricamente, como temos os livros de sua autoria "Teologia Moral", "Meditações sobre a Paixão do Salvador", "Glórias de Maria", "Visitas ao SS. Sacramento" e "Tratado sobre a oração" (http://www.e-biografias.net/afonso_ligorio/http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=339).

Segundo a história, Santo Afonso formou-se em direito aos dezesseis e sempre mostrou-se brilhante, seu pai desejava uma vida de nobreza para o filho, tendo inclusive conseguindo uma pretendente rica, fina e de família nobre, porém nosso santo escolheu ouvir a voz de Deus e seguir a vida religiosa.

Assim como Jesus, que no Evangelho de hoje não é compreendido pelos próprios familiares, Santo Afonso também não deve ter sido compreendido pelos próprios familiares quando decidiu deixar a vida de advogado, as riquezas, os prazeres, o luxo, os títulos de nobreza e tudo o mais o que o mundo tinha a oferecer na época, para ser um pobre religioso e missionário.

Mas Deus não desejava uma vida escondida para Santo Afonso, mesmo que ele quisesse se manter em reclusão, vivendo escondido, a vontade de Deus ardeu em seu coração e ele foi e fundou uma congregação, que até hoje é muito ativa e traz inúmeros frutos para a Igreja, a Congregação dos Padres Redentoristas, ou também conhecida Congregação do Santíssimo Redentor.

Santo Afonso de Ligório, rogai por nós!

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário