Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Evangelho do dia (Mateus 19,16-22)

16Alguém aproximou-se de Jesus e disse: 
'Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?' 
17Jesus respondeu: 
'Por que tu me perguntas sobre o que é bom? 
Um só é o Bom. 
Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos.' 
18O homem perguntou: 'Quais mandamentos?' 
Jesus respondeu: 'Não matarás, não cometerás adultério, 
não roubarás, não levantarás falso testemunho, 
19honra teu pai e tua mãe, 
e ama teu próximo como a ti mesmo.' 
20O jovem disse a Jesus: 
'Tenho observado todas essas coisas. 
O que ainda me falta?' 
21Jesus respondeu: 
'Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, 
dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. 
Depois, vem e segue-me.' 
22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, 
porque era muito rico.


"o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico." (v. 22), o mundo sempre apresentou a riqueza e os bens materiais como um caminho de felicidade, porém, quando encontramos Jesus, os bens materiais deixam de ser valiosos, e transforma-se em pedras.

O jovem do evangelho de hoje queria descobrir como ter a vida eterna, para isto devemos evitar os pecados, como Jesus disse "Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos" (v. 17), porém como ele mesmo disse "Tenho observado todas essas coisas" (v. 20), mas algo faltava para para preencher sua vida, mesmo sem ter pecados graves, este jovem buscava algo mais para sua vida e Jesus sabia o que era esse algo mais.

"Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me" (v. 21), este é um caminho acima da vida eterna, este é o caminho da perfeição, da santidade, da glória dos céus reservada aos santos.

Para uns, esta perfeição pode ser o desapego das coisas materiais, para outros o desapego de si, outros ainda podem alcançar a perfeição desapegando-se da família ou da segurança, para cada um, existe um caminho de desapego que é o caminho de perfeição.

Devemos saber o que nos é mais caro, e este deve ser o objeto de desapego, novamente, para alguns pode ser os bens do mundo, outros o egoísmo de pensar apenas em si, outros ainda a dependência afetiva da família ou o sensação de segurança.

O que te prende ao mundo e impede que você vá até o encontro de Jesus livre para segui-lo sem restrições?
Devemos sempre lembrar que o primeiro, portanto maior, de todos os mandamentos é "Amar a Deus sobre todas as coisas" (mais informações sobre os mandamentos aqui e aqui).

Senhor, livrai-nos das amarras que nos seguram no mundo e nos impedem de ir ao Teu encontro e Segui-Lo.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário