Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Evangelho do dia (Mateus 17,22-27)

Naquele tempo: 
22Quando Jesus e os seus discípulos 
estavam reunidos na Galiléia, 
ele lhes disse: 
'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 
23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará.' 
E os discípulos ficaram muito tristes. 
24Quando chegaram a Cafarnaum, 
os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro 
e perguntaram: 
'O vosso mestre não paga o imposto do Templo?' 
25Pedro respondeu: 'Sim, paga.' 
Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: 
'Simão, que te parece: 
Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: 
dos filhos ou dos estranhos?' 
26Pedro respondeu: 'Dos estranhos!' 
Então Jesus disse: 
'Logo os filhos são livres. 
27Mas, para não escandalizar essa gente, 
vai ao mar, lança o anzol, 
e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares. 
Ali tu encontrarás uma moeda; 
pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti.'


O Evangelho de hoje tem duas partes, aparentemente, desconexas, mas vamos analisar o que o evangelista nos diz.

Primeiro, todos estão na Galileia e Jesus diz que irá ser entregue e depois morto, "mas no terceiro dia ele ressuscitará" (v. 23).

Depois, Jesus e os discípulos estão em Cafarnaum e perguntam a Pedro "O vosso mestre não paga o imposto do Templo?" (v. 24), Pedro afirma que sim e depois Jesus conversa com ele perguntando se o filho (o príncipe) também paga o imposto ao rei.

Como o imposto é para o rei e não para a nação ou estado, como acontece com o sistema republicano (que vivemos no Brasil), não faz sentido o príncipe pagar imposto, pois ele estaria tirando o dinheiro do rei e devolvendo ao rei.

Porém, Jesus manda Pedro pagar o imposto pelos dois com a moeda da boca do peixe "para não escandalizar essa gente" (v. 27).

Mas, qual a relação entre as duas partes do Evangelho? No primeiro momento, Jesus fala que será entregue e morto, depois perguntam se Jesus não paga o imposto do templo.

A verdade, é que Jesus, sendo Deus, não precisaria pagar o imposto do templo, que é usado para o serviço de Deus, mas manda que Pedro pague o imposto para que não ficassem a falar deles.

Jesus, no entanto, paga um imposto muito maior e o qual não era obrigado a pagar que é a Cruz, conforme Ele mesmo fala no começo do Evangelho, pois, na Cruz, Jesus paga o imposto da nossa Salvação, que de outra forma não poderíamos alcançar.

Jesus paga o imposto da Cruz com a própria vida por amor a nós, novamente, Ele não tinha a obrigação de dar a vida por nós, mas escolheu este caminho para nos ensinar a perfeição com o próprio exemplo.

Senhor Jesus, fazei-nos filhos do Pai em Vós.

Amém!

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