Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Evangelho do dia (João 17,1-11a)

Naquele tempo:
1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse:
'Pai, chegou a hora.
Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te
glorifique a ti,
2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê
a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.
3Ora, a vida eterna é esta:
que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro,
e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.
4Eu te glorifiquei na terra
e levei a termo a obra que me deste para fazer.
5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti,
com a glória que eu tinha junto de ti
antes que o mundo existisse.
6Manifestei o teu nome aos homens
que tu me deste do meio do mundo.
Eram teus, e tu os confiaste a mim,
e eles guardaram a tua palavra.
7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti,
8pois dei-lhes as palavras que tu me deste,
e eles as acolheram,
e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti
e acreditaram que tu me enviaste.
9Eu te rogo por eles.
Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste,
porque são teus.
10Tudo o que é meu é teu
e tudo o que é teu é meu.
E eu sou glorificado neles.
11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo,
enquanto eu vou para junto de ti'.


Jesus chama-se a si mesmo Cristo, que significa "ungido" (referência), conforme v. 3 "àquele que tu enviaste, Jesus Cristo". Jesus diz ser o ungido de Deus, o Messias, existente desde antes da criação do mundo "a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse" (v. 5), Deus salvador "Eram teus, e tu os confiaste a mim" (v. 6) e parte integrante de Deus "eu saí de ti" (v. 8).

Mais uma vez, Jesus fala que Deus se manifesta aos que O acolhem "Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus" (v. 9), pois o mundo está caído pelo pecado enquanto que a graça de Deus é dada aos que morrem para o mundo e entregam-se a Deus.

Morrer para o mundo é uma decisão que todos os que seguem Jesus devem tomar, porém cada pessoa deve morrer para o mundo de acordo com sua vocação, os religiosos de um jeito, os padres e bispos de outro jeito e os leigos, todos nós que não fizemos votos religiosos, temos também uma forma de morrer para o mundo.

Para uns, morrer para o mundo é viver longe do pecado e das tentações, dentro dos conventos e clausuras.

Para outros, morrer para o mundo é viver com pessoas do mundo, porém sem compartilhar de seus pecados, negando os convites que nos afastam de Deus e dando testemunho de que a vida conforme a vontade de Deus é o único caminho de felicidade.

Jesus veio ao mundo para nos dar a vida na plenitude de Sua graça "Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância." (João 10, 10), se nossa vida não tem sentido ou parece faltar algo, aproxime-se de Jesus, Ele é o pastor e nós somos Suas ovelhas.

Ó Jesus, meu bom Pastor
Que aflito vos fatigastes à procura
Da ovelha extraviada e ferida
E que, ao encontrá-la,
A apertastes contra o peito e a carregastes
Sobre os ombros,
E depois cuidastes das suas feridas;
Eis-me aqui, na vossa presença.
Eu sou a ovelha ferida.
Meu corpo sofre de grave enfermidade.
Meu bom Pastor!
Sei que vós podeis curar-me
Porque tudo podeis.
Se eu ficar curado,
Muito vos agradeço,
Mas se quiserdes que eu fique assim,
Seja feita a vossa vontade!
Eu sei que tendes um afecto especial
Pelas vossas ovelhas feridas.
Eu quero corresponder ao vosso amor,
Esquecendo a minha doença
E utilizando os membros que ainda posso movimentar
Para praticar o bem e fazer tudo o que puder
Para ajudar meus irmãos
A superar as suas dificuldades
E os desânimos.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário