Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Evangelho do dia (Lucas 8,19-21)

Naquele tempo: 
19A mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, 
mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 
20Então anunciaram a Jesus: 
'Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver.' 
21Jesus respondeu: 
'Minha mãe e meus irmãos são aqueles 
que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.'


Este evangelho é causa de polêmicas devido às questões de interpretação, pois, para os judeus, todos os familiares de uma geração anterior eram chamados de "pai", todas as gerações de descendentes eram chamados de "filho" e todos os parentes da mesma geração eram chamados de "irmãos".

Quando o evangelista fala que "A mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se" (v. 19), ele está se referindo à Maria (mãe de Jesus) e outros parentes da mesma geração de Jesus, como primos.

Nós sabemos que Jesus amou de forma especial sua mãe, tanto que Ele fez questão de ampará-la dando-lhe alguém de confiança para que cuidasse dela, conforme conhecemos as palavras de Jesus para Maria e o apóstolo João.

Caso alguém ainda duvide que Jesus era filho único de Maria, lanço mais uma vez a questão: por que Jesus entregaria a mãe para um discípulo se Ele tivesse irmãos de sangue?

Agora a segunda polêmica deste evangelho é uma aparente falta de respeito de Jesus para com sua mãe, pois Ele parece desprezá-la: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática" (v. 21).

Jesus não despreza sua mãe nem seus parentes, mas coloca os discípulos no mesmo nível que eles. É certo que Maria ouvia a Palavra de Deus e a colocava em prática, tanto que ela é Mãe de Deus, mas Jesus diz que qualquer um pode ter os mesmos benefícios que Maria, bastando ouvir a Palavra de Deus e a colocar em prática.

Hoje lembramos de São Padre Pio, santo recente que teve uma vida de penitências, mas também recebeu incontáveis graças da parte de Deus, inclusive vendo Jesus e Maria de forma pessoal.

Senhor, nós Vos amamos pelos dons da Vossa Igreja, que também é nossa, e pelos exemplos e testemunhos dos santos que Vos amam e amam também Vossa Mãe Santíssima.

São Padre Pio de Pietrelcina, rogai por nós!

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário