Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Por que usar sinais religiosos no corpo?

É comum vermos pessoas com diversos sinais religiosos no corpo, tais como crucifixos, escapulários, taus franciscanos, medalhas e outros.

Mas, para nós cristãos católicos, por que usar estes sinais? Para dar testemunho da fé que professamos? Para identificarmo-nos como cristãos católicos na sociedade?

Estes são motivos que justificam o uso destes sinais, mas particularmente eu prefiro adotar um motivo em especial. A primeira vez que ouvi alguém dizendo que usava um Tau Franciscano como uma forma que Deus tinha para lembrá-lo de suas atribuições foi em uma missa com o Pe. Antônio Furtado.

O que eu tomei para minha vida das palavras deste sacerdote foi que os sinais religiosos que usamos têm como finalidade para nós fazer-nos estar sempre atentos para com nossa conduta, não apenas no testemunho que damos, mas também na nossa vida sacramental e de oração.

O tau que eu mesmo uso, com uma medalha de Sto. Antônio de Pádua, faz com que eu esteja sempre a me lembrar de fazer minha oração diária, de ir à missa sempre que possível (atualmente, participo da Santa Eucaristia cinco vezes por semana), da minha confissão sempre que necessária e dos votos de pobreza, obediência e castidade, que procuro viver a exemplo dos santos franciscanos.

Usar um sinal religioso distingue uma pessoa das demais, porém faz com que esta pessoa traga consigo o peso da Igreja, pois, para aqueles que não conhecem a Deus na Igreja Católica, as pessoas que mostram-se católicas são as suas referências.

Termino este texto comentando as palavras de Jesus (Mt 26, 41):

"Vigiai e orai
para que não entreis em tentação.
O espírito está pronto,
mas a carne é fraca."

Complemento estas palavras dizendo: "sede vigilantes para não cair nas tentações e para que outros não venham a cair pelo vosso contra-testemunho".

Que Deus nos ajude em nossa peregrinação terrestre.
Amém!

4 comentários:

  1. Alex,
    Fiquei muito feliz ao visitar o seu blog. Artigos muito objetivos e centrados em Deus. Obrigadopor me evangelizar mais uma vez.
    Grande abraço e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Olá Guilherme, fico feliz que tenha gostado do blog.
    Peço sempre a Deus que Ele se utilize de todos os meios para alcançar as pessoas e possamos anunciar aos cativos do pecado o amor de Jesus que é a única arma capaz de libertá-los.

    Continuarei rezando por você e peço que também interceda por mim.

    ResponderExcluir
  3. A resposta é: Deus te ama e utiliza os sinais religiosos para que você não esqueça esta que é a maior certeza na vida de um cristão.

    ResponderExcluir