Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Evangelho do dia (João 8,51-59)

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus:
51Em verdade, em verdade, eu vos digo:
se alguém guardar a minha palavra,
jamais verá a morte.'
52Disseram então os judeus:
'Agora sabemos que tens um demônio.
Abraão morreu e os profetas também,
e tu dizes:
'Se alguém guardar a minha palavra
jamais verá a morte'.
53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, 
que morreu, como também os profetas?
Quem pretendes tu ser?'
54Jesus respondeu:
'Se me glorifico a mim mesmo,
minha glória não vale nada.
Quem me glorifica é o meu Pai, 
aquele que vós dizeis ser o vosso Deus.
55No entanto, não o conheceis.
Mas eu o conheço 
e, se dissesse que não o conheço,
seria um mentiroso, como vós!
Mas eu o conheço e guardo a sua palavra.
56Vosso pai Abraão exultou,
por ver o meu dia;
ele o viu, e alegrou-se.'
57Os judeus disseram-lhe então:
'Nem sequer cinqüenta anos tens,
e viste Abraão!'
58Jesus respondeu:
'Em verdade, em verdade vos digo,
antes que Abraão existisse,
eu sou'.
59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus,
mas ele escondeu-se e saiu do Templo.


Neste texto, Jesus se apresenta como Ele é, emissor da Palavra que gera vida eterna a todo aquele que a ouve e guarda em seu coração.

Na história da humanidade, não houve alguém maior que Jesus, pois Jesus não é apenas um homem importante que transmitiu seus ensinamentos, mas Ele é o Filho, gerado do Pai, Deus Criador, glorificado pelo próprio Deus (cf. v. 54).

Se Deus glorifica Jesus, isto significa que Jesus está inteiramente em Deus, pois não nada nem ninguém que seja maior ou igual a Deus, apenas o Pai, o Filho e o Espírito Santo são pessoas diferentes do mesmo Deus, sendo cada uma delas o próprio Deus, este é o mistério da Trindade.

É importante observar com atenção especial os últimos versículos (v. 58s), onde Jesus diz: "Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou", Jesus declara que Ele é desde antes da humanidade, pois Abraão nasceu no começo dos tempos da humanidade, e dizer "Eu sou" é próprio de Deus, como vemos as palavras de Deus à Moisés "Deus respondeu a Moisés: 'EU SOU AQUELE QUE SOU'. E ajuntou: 'Eis como responderás aos israelitas: (Aquele que se chama) EU SOU envia-me junto de vós.' " (Êxodo 3, 14).

Jesus é Deus, Ele ofereceu a própria vida encarnada por nós e assim abriu as portas do Céu para a humanidade, bastando para nós ouvir e guardar suas palavras, seguindo seus passos no Amor.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário