Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

domingo, 9 de setembro de 2012

Onde está Deus e o que Ele deseja?

Santo Agostinho escreve em sua maior obra Confissões o seguinte texto:

"Portanto, cabes Tu" (Senhor) "no céu e na terra, visto que os enche com Tua presença? Ou, enchendo-os, resta ainda alguma parte de Ti, por não Te conterem? Por onde difundes o que resta de Ti, depois de repletos o céu e a terra? Ou não tens necessidade de ser contido em coisa alguma, Tu que tudo conténs, visto que as coisas que enches, as ocupas contendo-as? Não são, pois, os vasos cheios de Ti que Te tornam estável porque, ainda que se quebrem, não Te derramas; e quando Te derramas sobre nós não és Tu que Te abaixas, mas nós que somos elevados a Ti; não Te dispersas, mas nos recolhes a nós."
"Mas Tu, que tudo enches, o fazes com todo o Teu ser. E já que o universo inteiro não pode conter todo o Teu ser, conterá somente uma parte? E todos os seres conterão a mesma parte, ou cada um conterá uma, os seres maiores a parte maior, os menores a menor? Mas há em Ti partes maiores e partes menores? Ou estás inteiro em toda parte, e nada existe que Te contenha inteiramente?"

Este texto está na página 17 do livro Confissões publicado pela Editora Paulus.

Quando li este trecho do livro pela primeira vez fiquei encantado com a percepção de Santo Agostinho e como ele questiona a presença de Deus no universo, no munto e também em nós.

Santo Agostinho escreveu sobre a presença de Deus nas coisas, fora do ser humano. Neste post, eu desejo expressar pensamentos sobre a presença de Deus no nosso interior e no interior da Igreja.

Deus que habita em cada átomo de matéria no universo, criou o ser humano como obra principal da criação e através do Batismo Ele habita de forma especial dentro de nós, como uma presença mais densa de Deus dentro de nós do que fora de nós.

Porém, mesmo sem o Batismo Deus habita em nós, mas com uma menos densidade. Para aqueles onde Deus habita com menor densidade, Ele deseja aumentar sua presença aproximando-se cada vez mais.

A outra presença de grande densidade de Deus é o sacramento da Eucaristia, o único que possui uma matéria física própria, a hóstia consagrada, onde eu me atrevo a colocar que a presença de Deus na hóstia consagrada é mais perceptível que em qualquer outra matéria.

Deus que brilha mais que o sol na Eucaristia deseja entrar dentro de nós e aproximar-se de nós para fazer de nós sacramentos vivos do Amor Divino e habitando em nós, deseja alcançar a humanidade para amá-la e por ela ser amado.

Senhor, infinito amor, fonte de amor que transborda de todas as coisas, mas em especial do coração da Tua Igreja, fazei com que as barreiras que nos separam caiam e sejamos um só, em unidade plena com Cristo.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário