Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Ninguém me ama... Será?

Continuando com o nosso "manual da salvação" vamos refletir sobre o quarto mandamento:

Honrar pai e mãe

Quando Deus nos deu este mandamento, ele deu uma boa razão para cumprí-lo (Êxodo 20, 12):

"Honra teu pai e tua mãe,
para que teus dias se prolonguem sobre a terra
que te dá o Senhor, teu Deus."

Nossos pais, não são nossos donos, porém eles têm uma belíssima missão que Deus lhes deu: cuidar de nós.

Cuidar de nós não quer dizer fazer nossas vontades, mas nos educar conforme for necessário (Provérbios 13, 24):

"Quem poupa a vara odeia seu filho;
quem o ama, castiga-o na hora precisa."

Também não é necessário que os pais castiguem seus filhos por qualquer motivo. O bom pai é o equilibrado que não defende nem pune além do necessário.

Pais, lembrem-se que (Eclesiástico 30, 7):

"Aquele que estraga seus filhos com mimos
terá que lhes pensar as feridas;
a cada palavra suas entranhas se comoverão."

Filhos, lembrem-se que (Provérbios 13, 1):

"Um filho sábio ama a disciplina,
mas o incorrigível não aceita repreensões."

Então, como honrar pai e mãe?

Vamos ver como não ser punido por Deus por descumprir este mandamento tão precioso, que é uma base da família.

O primeiro ponto é sempre se questionar sobre o que fazemos. Coloquemo-nos no lugar de nossos pais. Será que alguém que nos amamentou e trocou nossas fraldas pode desejar algo mal para nós?

Em nossos namoros, pense sempre: será que isto que estou fazendo é uma ofensa aos meus pais?

Em nossos estudos, pense sempre: estou fazendo valer a pena o sacrifício dos meus pais em pagar meu colégio, transporte, fardamento, livros, cardenos, etc...?

Mais que qualquer coisa, será que estou caminhando em direção a Deus, seguindo o caminho de meus pais?

Se os seus pais não conhecem a Deus, honre-os levando eles para Deus e o Senhor irá te dar a sua recompensa e negando tudo o que poderia vos afastar de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário