Como disse o apóstolo São Paulo (I Tessalonicenses 5, 17):
"Orai sem cessar."
Por que São Paulo nos disse para orarmos sem cessar?
Porque na oração recebemos a graça de Deus que nos fortalece a vencer o pecado e ouvimos de Deus o que Ele quer que façamos.
São Paulo nos diz para oramos sem cessar para que possamos viver a vontade de Deus em todos os momentos.
Agora que já sabemos como proceder com o 2º Mandamento, vamos então falar do 3º Mandamento:
Guardar Domingos e festas de guarda
Os Domingos e festas de guarda (festas litúrgicas) devem ser guardados de nós mesmos e oferecidos a Deus conforme orienta a Igreja.
É obrigação do cristão católico ir à missa todos os domingos, pois este é o dia do Senhor, caso não possa ir no domingo, a missa do sábado pode substituí-la.
Não ir à missa no domingo constitui pecado grave conforme o Catecismo da Igreja (CIC parágrafo 2181).
"A Eucaristia do domingo fundamenta e sanciona toda a prática cristã.
Por isso os fiéis são obrigados a participar da Eucaristia nos dias de preceito,
a não ser por motivos muito sérios
(por exemplo, uma doença, cuidado com bebês)
ou se forem dispensados pelo próprio pastor[a59].
Aqueles que deliberadamente faltam a esta obrigação
cometem pecado grave."
Por isso os fiéis são obrigados a participar da Eucaristia nos dias de preceito,
a não ser por motivos muito sérios
(por exemplo, uma doença, cuidado com bebês)
ou se forem dispensados pelo próprio pastor[a59].
Aqueles que deliberadamente faltam a esta obrigação
cometem pecado grave."
Sobre as festas de guarda, podemos entender como as datas litúrgicas, por exemplo: Páscoa, Natal, Dia de Finados, Quarta-feira de Cinzas, etc...
O momento mais importante de cada um destes dias é a Santa Missa, onde o Próprio Jesus Cristo Sacramentado na Eucaristia se oferece a nós, mesmo sem merecermos, mesmo sendo nós pecadores e fracos de espírito.
Com relação a missa, vale mencionar o que São Paulo nos diz em I Coríntios 11, 23 - 32.
"Eu recebi do Senhor o que vos transmiti:
que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído,
tomou o pão e, depois de ter dado graças,
partiu-o e disse:
'Isto é o meu corpo, que é entregue por vós;
fazei isto em memória de mim.'
Do mesmo modo, depois de haver ceado,
tomou também o cálice dizendo:
'Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue;
todas as vezes que o beberdes,
fazei-o em memória de mim.'
Assim, todas as vezes que comeis desse pão
e bebeis desse cálice lembrais
a morte do Senhor, até que venha.
Portanto, todo aquele que comer o pão
ou beber o cálice do Senhor indignamente
será culpável do corpo e do sangue do Senhor.
Que cada um examine a si mesmo,
e assim coma desse pão e beba desse cálice.
Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor,
come e bebe a sua própria condenação.
Esta é a razão por que entre vós
há muitos adoentados e fracos,
e muitos mortos.
Se nos examinássemos a nós mesmos,
não seríamos julgados.
Mas, sendo julgados pelo Senhor,
ele nos castiga para não sermos condenados com o mundo."
que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído,
tomou o pão e, depois de ter dado graças,
partiu-o e disse:
'Isto é o meu corpo, que é entregue por vós;
fazei isto em memória de mim.'
Do mesmo modo, depois de haver ceado,
tomou também o cálice dizendo:
'Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue;
todas as vezes que o beberdes,
fazei-o em memória de mim.'
Assim, todas as vezes que comeis desse pão
e bebeis desse cálice lembrais
a morte do Senhor, até que venha.
Portanto, todo aquele que comer o pão
ou beber o cálice do Senhor indignamente
será culpável do corpo e do sangue do Senhor.
Que cada um examine a si mesmo,
e assim coma desse pão e beba desse cálice.
Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor,
come e bebe a sua própria condenação.
Esta é a razão por que entre vós
há muitos adoentados e fracos,
e muitos mortos.
Se nos examinássemos a nós mesmos,
não seríamos julgados.
Mas, sendo julgados pelo Senhor,
ele nos castiga para não sermos condenados com o mundo."
Portando vos recomendo: se em algum domingo, depois que você fez sua 1ª Eucaristia, você não foi à missa, não volte a comungar antes de confessar-se deste pecado.
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