Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Evangelho do dia (Marcos 12,28b-34)

Naquele tempo:
28bUm mestre da Lei,
aproximou-se de Jesus e perguntou:
'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?'
29Jesus respondeu:
'O primeiro é este: Ouve, ó Israel!
O Senhor nosso Deus é o único Senhor.
30Amarás o Senhor teu Deus
de todo o teu coração, de toda a tua alma,
de todo o teu entendimento e com toda a tua força!
31O segundo mandamento é:
Amarás o teu próximo como a ti mesmo!
Não existe outro mandamento maior do que estes'.
32O mestre da Lei disse a Jesus:
'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste:
Ele é o único Deus e não existe outro além dele.
33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente,
e com toda a força,
e amar o próximo como a si mesmo
é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência,
e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'.
E ninguém mais tinha coragem
de fazer perguntas a Jesus.


"O mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou" (cf. v 28b), muitos fariseus e mestres da Lei aproximavam-se de Jesus para pô-lo à prova e tentar acusá-lo caso falasse algo contra Deus, contra os judeus ou contra os romanos. Porém o mestre da Lei do evangelho de hoje aproxima-se de Jesus com coração humilde, querendo realmente um diálogo.

Uma das formas de perceber que o mestre da Lei não buscava enganar Jesus é o elogio "Muito bem, Mestre!" (cf. v 32), pois o próprio mestre da Lei reconhece em Jesus um Mestre, alguém de grande sabedoria e que se dedica a ensinar o povo.

Com sua pergunta, o mestre da lei buscava uma forma de facilmente descrever a Lei e como vivenciá-la da melhor forma, Jesus então ensina ao mestre da Lei: "O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!" e Ele continua "O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes."

Com estes ensinamentos, Jesus resume toda a Lei, todos os ensinamentos dos profetas e toda a sua missão evangelizadora, observando que a maior missão de Jesus foi a redenção que Ele nos alcançou na Cruz.

Se Jesus nos ensina a viver suas palavras com apenas duas orientações: "Amar a Deus sobre todas as coisas" e "Amar o próximo como a si mesmo", devemos apenas descobrir como cumprir estes mandamentos, começando pela análise de nossos passos como cristãos.

Quando decidimos pelo pecado, quanto somos egoístas ou quando esquecemos que todas as nossas ações trazem consequências, estamos faltando com o cumprimento dos dois maiores mandamentos. Por isto Jesus nos diz ainda hoje: "ORAI E VIGIAI!", pois não sabemos quando o Senhor voltará e jugará os vivos e os mortos.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário