Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sentidos do amor de Deus

Este fim de semana eu estava na Paróquia em que estou servindo atualmente e entendi uma coisa:

os olhos não viram,
os ouvidos não ouviram,
as mãos não sentiram,
mas o amor de Deus se fez presente!

O amor de Deus é misterioso e discreto, esconde-se por trás de sensações, as vezes parecem emoções, porém quando realmente se faz presente, o amor de Deus transforma a vida de quem o acolhe.

Como já é conhecido do Espírito Santo, sopra onde e como quer, formando, educando e motivando os santos de hoje que fazem viva a Igreja.

É interessante ver como Deus se manifesta através das pessoas que tantas vezes se mostram distantes e indiferentes, assim como aconteceu comigo mesmo.

Tenho visto como as pessoas mais distantes tornam-se os fiéis mais fervorosos, bastando para isto que respeitemos sua individualidade, sem impor aquilo que acreditamos ser o certo.

Para finalizar, coloco a frase de Jesus para a pecadora caída aos seus pés:

"Disse-lhe então Jesus:
'Nem eu te condeno.
Vai e não tornes a pecar.'"

Ele não mandou a pecadora fazer nada, apenas não voltar a cair no pecado antigo, assim abraçando a nova vida plena no amor de Deus.

domingo, 27 de novembro de 2011

No peito eu levo uma cruz

Em 2013 estará acontecendo a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil, evento em que o Papa estará reunido com jovens do mundo inteiro.

Para tal evento, foi regravada uma música do Pe. Zezinho, SCJ. Segue o vídeo oficial:



Aos que puderem ir ao grande encontro, rezem por nós, e aos que não puderem ir, rezem pelos que irão e a todos: rezem pelo Santo Padre, Bento XVI.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Onde encontrar Deus?

No último sábado eu estava conversando sobre o Espírito Santo com o grupo de Crisma da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, onde estou ajudando nas atividades. Durante a conversa eu perguntei aos crismandos: vocês sabem onde olhar para ver o Espírito Santo? Todos responderam que não sabiam e eu disse: fechem os olhos e olhos e olhem para dentro de si.

Depois eu meditei um pouco sobre aquilo e concluí o seguinte: cada pessoa da trindade se manifesta plenamente naquilo que fez.

O Pai pode ser contemplado em qualquer criatura, pois é o criador.

O Filho pode ser contemplado na Eucaristia, Sacramento da Salvação, pois é o corpo do Salvador.

O Espírito Santo pode ser contemplado dentro de nós, pois é o santificador dos homens, olhando para dentro de nós, podemos ver se estamos deixando o Espírito Santo agir em nós e através de nós. Como Santo Agostinho disse uma vez: tarde te amei beleza antiga mas tão nova, eis que procurava fora o que estava dentro!

Esta foi uma meditação breve, mas a finalização é o pedido que faço a Deus de conseguir vê-lo e ser canal Dele para todos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, pela intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus!

Amém!

domingo, 30 de outubro de 2011

Fonte da humildade

Este fim de semana eu passei por uma experiência desagradável: estava de viagem marcada para Fortaleza-CE e infelizmente perdi o vôo por um atraso de cinco minutos durante o trajeto.

Durante todo o percurso até o aeroporto eu estava em oração, pedindo a Deus que eu não perdesse o vôo, mas ainda assim eu não pude viajar e tive de voltar para casa.

Porém, Deus em sua infinita bondade e sabedoria utilizou-se daquela situação para dar-me um grande ensinamento:

a humildade é própria dos santos,
para nós pecadores a humildade é fruto do sofrimento.

Todos somos chamados à santidade, porém alguns já "nascem santos" e outros tornam-se santos pela graça de Deus.

Nos últimos dias eu estava sempre muito confiante da providência de Deus, pois Ele têm feito muitas maravilhas em minha vida, providenciado tudo o que preciso e até muitas coisas que são verdadeiros "mimos".

A ausência de sofrimento estava fazendo-me imprudente, pois Deus sempre insiste em me amparar antes mesmo do perigo aparecer. Esta confiança que me fez perder o vôo.

Fico feliz porque mesmo sem Deus atender meu desejo, Ele não se cala. Enquanto eu estava no aeroporto tentando remarcar meu vôo para outro horário, vi uma família inteira que também havia perdido o vôo e tiveram que cancelar a viagem, voltando para casa em lágrimas, outras pessoas pessoas tiveram seus bilhetes cancelados por erro da companhia aérea e perderam a viagem e seus compromissos. No meu caso, eu estava indo apenas a passeio e iria participar de um evento anual, o Evangelizar é Preciso.

Desde que saí de Fortaleza, a distância tem sido uma cruz para mim, mas em julho de 2008, aproximadamente seis meses após minha primeira experiência com o amor de Deus, eu recebi um pequeno texto em um evento do Movimento Focolares, o qual guardo até hoje:

"Jesus quer que tu'tomes' a tua cruz,
não que a odeies,
não que a renegues,
não que a rejeites,
mas que a carregues.
É necessário que tu a ames,
que a coloques bem às tuas costas,
ou melhor, que a empunhes como uma tocha,
como uma bandeira.
Deste modo Deus torna-a leve;
sentes que podes levar
e chegas até mesmo a sorrir entre as lágrimas."

Assim, peço a Deus que console meu coração que sofre e que se sente digno, pois eu não mereço o amor de Deus, mas Ele me ama mesmo assim. Peço a Deus que console os corações dos que estão em Fortaleza e que eu não pude ir vê-los, e também os corações dos humildes que sofrem pelo mundo.

Amém!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Proposta de projeto de catequese para todos

Mais uma vez eu estava caminhando, desta vez fui ao banco resolver uma pendência, e Jesus começa a conversar comigo. Desta vez Ele me fazia pensar sobre os Sacramentos e como eles chegam até as pessoas.

Ele me apontou algumas pessoas no caminho e perguntou: "Será que estas pessoas algum dia terão a oportunidade de me receber na Eucaristia?" e Ele continuou: "Quantos não teriam suas vidas transformadas pela Confissão e pela Crisma!"

Eu sou apenas um, porém Deus tem a mania de escolher os menores e menos influentes para realizar seus projetos, talvez por isto que me revelou os desejos de seu Sagrado Coração.

Pois bem, o projeto de Deus desta vez consiste em catequisar os pobres, falar-lhes sobre o Evangelho e prepará-los para receber os Sacramentos, para isto é necessário preparar turmas de catequese gratuitas e com algum atrativo, talvez um lanche, que seja doado pela comunidade.

Este projeto é desafiador, pois mais uma vez Deus vai na contra-mão do mundo, buscando atrair os mais necessitados, os excluídos e os que ninguém quer.

Como Deus não "dá ponto sem nó", Ele preparou o que seria uma estrutura para este projeto:

Iniciando com dois meses de divulgação acompanhados de encontros de fraternidade, louvor e adoração com as pessoas que desejarem participar da catequese.

Com a turma formada, a catequese decorre normalmente, apresentando as orações, os significados litúrgicos e tudo o mais que for necessário à formação e salvação das almas.

No final do período de formação, todos recebem o Sacramento (1ª comunhão e/ou Crisma).

Convido e animo as paróquias, congregações e novas comunidades a abraçarem este novo projeto desejado por Deus.

Amém!

João 21, 15-18:

E, depois de terem jantado,
disse Jesus a Simão Pedro:
"Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?"
E ele respondeu:
"Sim, Senhor, tu sabes que te amo."
Disse-lhe: "Apascenta os meus cordeiros."
Tornou a dizer-lhe segunda vez:
"Simão, filho de Jonas, amas-me?"
Disse-lhe: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo."
Disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas."
Disse-lhe terceira vez: "Simão, filho de Jonas, amas-me?"
Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: "Amas-me?"
E disse-lhe:
"Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo."
Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas."
"Na verdade, na verdade te digo que,
quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo,
e andavas por onde querias;
mas, quando já fores velho,
estenderás as tuas mãos,
e outro te cingirá,
e te levará para onde tu não queiras."

domingo, 24 de julho de 2011

Comunhão da Igreja, Comunhão com Deus



Oração a Jesus Solitário no Santíssimo Sacramento

Oh! Divino Jesus! que durante a noite estais solitário em tantos tabernáculos do mundo, sem que nenhuma de vossas criaturas vá visitá-Lo e adorá-Lo.
Eu vos ofereço meu pobre coração, desejando que todas as suas pulsações sejam de amor e adoração.
Vós, Senhor, estais sempre sob as espécies Sacramentais, vosso amor misericordioso nunca dorme nem se cansa de velar pelos pecadores.
Oh! Jesus amantíssimo!, Oh! Jesus solitário!, fazei meu coração qual lâmpada acessa; em caridade se inflame e arda sempre em vosso amor.
Velai Oh! centinela Divino!, velai pelo mísero mundo, pelos sacerdotes, pelas almas consagradas, as extraviadas, pelos pobres enfermos cujas noites intermináveis necessitam de vossa fortaleza e vosso consolo, pelos moribundos e por este vosso humilde servo que, para melhor servir-vos, descansa mas sem deixar pensar em Vós, em vosso Sacrário... onde vives na solidão e no silêncio da noite.

Seja sempre bendito, glorificado, adorado, amado e reverenciado o Coração Sagrado de Jesus em todos os Sacrários do mundo.

Amém.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Halleluya 2011 ao vivo pela internet

Para os que ficaram interessados em conhecer um dos maiores eventos da fé católica, o Halleluya, o evento está sendo transmitido ao vivo pela internet (apenas clicar em PLAY).


Watch live streaming video from comshalom at livestream.com

Peço também suas orações por todos os que estão participando do evento.

Deus nos abençoe.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Halleluya

Amanhã começa o Halleluya em Fortaleza, pena que não poderei estar presente, mas estarei em intercessão pelo evento.

Os que puderem, compareçam e prestigiem um dos maiores eventos religiosos da Igreja Católica em Fortaleza/CE.

domingo, 17 de julho de 2011

Incentivo ao turismo religioso no Brasil

Hoje vi esta notícia http://www1.folha.uol.com.br/turismo/944142-brasil-vai-promover-cinco-cidades-para-turismo-religioso.shtml e fiquei feliz em ver a promoção da religiosidade através de eventos fixados e como o nosso país é rico em eventos religiosos, o que mostra o quanto este povo crê no poder de Deus.

Outra felicidade veio dos números divulgados, pois, segundo a reportagem, o Brasil tem oficialmente: 327 eventos católicos, 96 evangélicos e 34 para religiões afrodescendentes.

Não desrespeito as demais denominações religiosas, mas fiquei feliz especialmente por ver mais de 400 eventos cristão anuais, dentre os quais 327 são católicos.

Deixo um agradecimento pessoal aos que promovem a religiosidade em nosso país e peço aos organizadores dos eventos, em especial aos católicos por serem mais próximos de mim, que não busquem apenas números de participantes, atrações, gastos ou arrecadações, peço que busquem realmente levar a mensagem do evangelho a todos os que forem prestigiar seus eventos.

Lembrem-se, organizadores de eventos religiosos, que a maior recompensa para nós não se vê, pois é o coração pecador arrependido.

Deus abençoe a todos.
Paz e Bem!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

60 anos de ordenação sacerdotal do Papa bento XVI

Bom dia a todos, percebo que faz muito tempo que não escrevo nos blogs, mas hoje vi uma notícia acompanhada de outra que eu não poderia deixar de registrar.

O Vaticano anunciou recentemente o portal: http://www.news.va/ com notícias sobre o Vaticano e a Igreja, esta foi a notícia boa que vi hoje.

Ao ler algumas manchetes, descobri que hoje 29 de junho de 2011 o Papa Bento XVI completa 60 anos de ordenação sacerdotal, reflitam sobre o fato de hoje ser o dia de São Pedro (primeiro papa da Igreja, instituído pelo fundador da Igreja: Jesus Cristo): http://www.news.va/en/news/the-most-important-moment-of-my-life-sixty-years-a (site em inglês).


Ordenação sacerdotal de Joseph Ratzinger em 29 de junho de 1951.


Oremos pelas causas e intensões do santo padre e pela santificação das almas, neste dia que celebramos o jubileu de 60 anos da ordenação de nosso papa.

Amém!

domingo, 5 de junho de 2011

Como perceber a manifestação do Espírito Santo?

A Bíblia e muitos santos falam que o Espírito Santo é como o vento que não se pode ver, mas pode ser percebido e a sua obra pode ser vista.

Hoje entendi como as manifestações do Espírito Santo podem ser percebidas por nós, porque algumas pessoas falam tanto de suas experiências e outras não.

O Espírito Santo só pode ser percebido através dele próprio, pois habitando em nós Ele pode nos fazer sensíveis à sua ação no exterior do ser humano, porém se somos fechados ao Espírito Santo, Ele poderia fazer qualquer coisa diante de nossos olhos que não seríamos capazes de percebê-lo como uma ação do Espírito Santo.

Segundo as palavras de Jesus em João 3, 8: "O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito."

Mas assim como o Espírito Santo se manifesta segundo sua própria vontade, também nós temos a liberdade de escolher se acolhemos ou não a ação do Espírito Santo dentro de nós. Caso a acolhamos, seremos capazes de perceber a ação do Espírito Santo fora do nosso ser e no resto do mundo, nas outras pessoas e principalmente na Igreja.

Por que hoje tantas pessoas, mesmo fiéis, não compreendem a Igreja Católica? Porque a Igreja é conduzida pelo Espírito Santo e todo aquele que não é dócil e aberto à ação do Espírito Santo em sua vida (ação interior) é incapaz de perceber ou entender a condução do Espírito Santo (ação exterior).


Jesus, manso e humilde de coração, fazei do nosso coração semelhante ao Vosso e dócil ao Vosso Espírito.
Amém!

sábado, 9 de abril de 2011

A limitação do ser humano

Hoje ocorreu algo que me fez refletir sobre as limitações humanas:
  • por que somos limitados?
  • por que temos tanta dificuldade de rejeitar o mal e viver o bem?
  • se fomos criados por Deus e Ele diz "sede santos, porque Eu sou santo (Lv 19, 2)", por que temos tanta dificuldade de sermos realmente santos?
 Minha conclusão é que somos realmente muito limitados individualmente, sendo cada pessoa diferente da outra inclusive em suas limitações.

Porém, Deus diz "sede santos, porque Eu sou santo", como já havia citado, e o "ser santo" de Deus é estar em unidade com a Santíssima Trindade, ou seja, Deus é santo porque Ele se faz um com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

O ser santo para cada um de nós deve seguir o exemplo de Deus, então devemos estar em unidade com a Santíssima Trindade para alcançarmos a santidade, para tal é preciso que busquemos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

É interessante ver a presença de cada pessoa da Santíssima Trindade na Igreja Católica Apostólica Romana:

  • o Pai que escuta as nossas orações, assim como escutou as de Cristo, como quando Jesus diz: "Eu bem sei que sempre me ouves... (Jo 11, 42)";
  • o Filho presente na Eucaristia, pois: "Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo: 'Tomai, isto é o meu corpo.' (Mc 14, 22)" e na Reconciliação (sacramento da Confissão, quando recebemos o perdão de Deus através de Jesus);
  • o Espírito Santo que recebemos no Batismo e na Crisma.
Outro ponto para alcançarmos a santidade é a ajuda dos que estão próximos a nós, pois cada um de nós tem virtudes e defeitos, porém o que para um é virtude para outro pode ser ocasião de erro.

A Bíblia relata o seguinte fato: "Jesus, vendo a fé daquela gente, disse ao paralítico: 'Meu filho, coragem! Teus pecados te são perdoados.' (Mt 9, 2)" e observamos que Jesus alcança e santifica o paralítico pela fé "daquela gente" e não unicamente do paralítico, neste ponto existe a figura da pessoa que se coloca para ajudar a quem precisa (os santos da Igreja fizeram outra coisa, além de ajudar quem precisa?).

Assim temos o caminho para a santidade que é estarmos em comunhão com a Santíssima Trindade (de forma especial na Igreja) e ajudarmos e sermos ajudados pelos nossos irmãos em nossas limitações, seguinto o conselho do apóstolo: "Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento. (I Cor 1, 10)"

terça-feira, 22 de março de 2011

Liberdade e sexualidade

Hoje fui comprar umas coisas no shopping (farmácia e papelaria) e aproveitei para caminhar um pouco voltando para casa, durante a caminhada comecei a pensar em alguns assuntos que decidi compartilhar aqui.

Por que se utiliza dentro da Igreja o termo sexo escravo? Por que se diz que alguém é escravo da prostituição ou do adultério?

Quando pensamos em intorpecentes, como drogas do tipo cocaína, crack, maconha, cigarros e outros, existe o conceito de vício, em que o viciado não consegue se libertar daquilo que o vicia, neste caso a droga.

Observa-se que o mesmo comportamento existe em pessoas que praticam atividades sexuais de forma desordenada, como masturbação, consumo de pornografia, sexo sem compromisso, sexo apenas por prazer dentre outras. Pessoas com estas atitudes não conseguem deixar de praticá-las normalmente, pois são viciadas.

Assim como as drogas modificam o comportamento dos drogados, as atividades sexuais praticadas sem controle também modificam a forma do viciado ver o mundo.

Quem é viciado em qualquer prática sexual torna-se incapaz de se colocar no lugar de outra pessoa ou de ajudar outra pessoa sem ter nenhum benefício. Uma pessoa viciada, neste caso, mesmo sendo casada não consegue amar o cônjuge, pois é incapaz de se colocar no lugar deste.

Assim como o consumo de crack muda completamente a vida de uma pessoa, uma vida sexual desordenada também muda completamente a forma como uma pessoa vê o mundo.

Peçamos a Deus que Ele ajude e ilumine todos os que têm uma vida sexual sem ordem e os conduza a cura de suas feridas.

Amém!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Verdadeiros heróis

Vamos lembrar de algumas figuras conhecidas dos últimos anos:
  • pessoas de máscaras, que não podem, por medo talvez, ou não querem ser reconhecidas;
  • pessoas que se escondem por trás de dupla identidade, provavelmente também com medo de serem reconhecidas em público;
  • pessoas que dispõem de capacidades sobre-humana ou de alta tecnologia para "ajudar as pessoas", geralmente por meio de violência;
  • pessoas que quando são "normais" buscam a violência no intuito de ajudar a sociedade.
Essas característicam lembram alguém? Talvez personagens idolatrados?

Vamos ver agora gente de outro tipo:
  • pessoas que aparecem em praça pública mostrando seus rostos e anunciando o amor de Deus pelos homens, não me refiro aos que acusam as pessoas de seus pecados, pois só Deus tem autoridade para julgar;
  • pessoas que não pararam em suas limitações e muitas vezes influenciaram suas cidades, países e as vezes o mundo inteiro;
  • pessoas que vêem na ajuda ao próximo uma oportunidade de amar e nunca se valem de violência para promover o bem;
  • pessoas que muitas vezes ajudam os outros não apenas com bens materiais ou momentâneos, mas sim com conselhos que transfomam a vida de quem os recebe.
Quem são os nossos heróis? Pessoas que se escondem atrás de máscaras ou identidades falsas e resolvem seus problemas por meio da violência ou pessoas que promovem a paz, a esperança e a caridade?

A Igreja tem seus exemplos e o mundo tem seus ídolos. Uns são homens e mulheres reais, os outros são obras de ficção.

Será que acreditar em mitos era coisa do passado, ou ainda existem pessoas dos dias atuais que acreditam em personagens que não passam de "contos de fada modernos"?

Deus nos deu inteligência para criar, cabe a nós decidir o que fazer com nossa criatividade: inventar criaturas violentas ou inventar formas de realmente ajudar os outros.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

É Deus quem se revela aos homens

Desde a criação do mundo, Deus tem procurado se revelar aos homens e os homens, por sua vez, sempre fazem um movimento de vai-e-vém hora seguindo a vontade de Deus e hora se afastando de Deus.

O caminho de santidade nada mais é que manter-se sempre fazendo a vontade de Deus, na vida pessoal, no trabalho, nos momentos de lazer, nos estudos, etc.

A vontade de Deus que devemos fazer no dia-a-dia nada mais é que não cometer erros, inclusive erros por omissão. Então na vida pessoal, é errado sujar a casa para outro limpar, no trabalho é errado atrapalhar os colegas, quando estiver passeando e ver alguém que precisa de alguma ajuda é errado não ajudar, esses são apenas exemplos de como podemos ser santos nos dias de hoje.

Para viver esta santidade é necessário conhecer o que é certo e o que é errado, como em uma viagem é necessário conhecer o percurso para não se perder. As formas que temos de sempre buscar fazer o que é certo são as orientações da Igreja: sacramentos (batismo, comunhão, confissão, crisma, matrimônio, ordenação e unção dos enfermos), oração, leitura da bíblia e vida de caridade.

Não é possível buscar a felicidade sem uma vida de santidade, e não existe santidade longe de Deus e da Igreja. O local por excelência onde é possível viver e aprender a vontade de Deus é na Igreja, Igreja esta que começa com uma casa onde os pais conduzam corretamente os filhos e se extende para a sociedade até chegar aos templos (paróquias, capelas, catedrais, etc.) onde os sacerdotes, que receberam autoridade da Igreja, que por sua vez descende dos apóstolos, os quais receberam autoridade de Jesus, os sacerdotes têm a obrigação de conduzir o povo e assumir a responsabilidade sobre as almas das pessoas, promovendo eventos e obras sociais que auxiliem a comunidade em que estão inseridos.

Independente de quem procure ajuda, é obrigação da Igreja, que somos todos nós batizados, ajudar. Seja qual for a crença ou origem da pessoa, pois nós que somos chamados a seguir os passos da perfeição devemos sempre entender que a perfeição não exige perfeição, pois Deus que é perfeito não exige que sejamos perfeitos para nos amar. Deus nos ama acima dos nossos defeitos, e nós devemos ser solidários com todos vendo o amor que Deus tem por cada pessoa, acima de seus defeitos.

Senhor, Deus perfeito e fonte de santidade, fazei de nós filhos, em seu Filho Jesus, para que seguindo Seus passos sejamos também perfeitos.
Amém!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Casamento = sacramento de amor e saúde

Vi esta notícia hoje e fiquei satisfeito, porém não surpreso. Sem delongas, digo apenas que Deus criou o homem e a mulher para que pudessem se completar, porém algumas pessoas já são completas em Deus, o que as leva a viver o celibato, por exemplo sacerdotes e freiras.

Deus em sua sabedoria, planejou que cada homem e mulher tivesse uma vida plena e abundante, porém hoje vemos as tentações e o pecado na vida das pessoas e como as atitudes conduzidas pelo pecado levam ao sofrimento.

Em especial à vida conjugal, a pesquisa da notícia que citei comprova cientificamente como os planos de Deus são o melhor caminho para a vida de qualquer ser humano, independente de credo ou raça.

Para concluir, peço a todos que lêrem este texto que intercedam pelos casais, para que perseverem no amor mútuo e que seus casamentos sejam abençoados.

Senhor, Deus que criou homem e mulher à sua imagem de amor para que pudéssemos nos completar humanamente e assim chegar à plenitude da vida, abençoai e fazei fecundos os casamentos que são alicerçados no amor verdadeiro e no respeito.
Amém!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Viver a fé pela razão

Antes de começar o texto, gostaria de justificar o tempo que fiquei sem escrever nada. Eu consegui um emprego em outro estado e tive de vir as pressas para assinar os contratos, só agora estou devidamente instalado e podendo retomar minhas atividades pessoais.

Ontem eu meditava sobre a vivência do Evangelho e dos mandamentos de Deus e da Igreja sob a ótica da razão. Cheguei a conclusão que viver segundo o Evangelho é um ato prudente, pois os ensinamentos de Jesus nos conduzem a uma vida que não tem riscos desnecessários.

Vamos pensar em situações em que a vivência do Evangelho é a melhor escolha, e muitas vezes escolhemos pelo Evangelho inconsientemente.

Jesus diz em Mateus 18, 21s: " Então Pedro se aproximou dele e disse: 'Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?' Respondeu Jesus: 'Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.' "

O perdão é fonte de bênção, mas também abre as portas à reconciliação. Se um familiar ofende a outro e o ofendido não perdoa, a família fica desunida, pois alguns se revoltarão contra aquele que ofendeu, pela ofensa feita, e com o tempo outros se revoltarão contra o ofendido, pois este mostra ser rancoroso, guardando mágoas pela vida inteira.


Se tal situação acontece em um ambiente profissional, é importante manter a unidade da equipe, então pode acontecer inclusive a demissão de algum dos envolvidos.


Jesus diz em Mateus 5, 28: "Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração."

Se um homem casado, ou mesmo apenas comprometido, lança um olhar malicioso para uma mulher, ele está menosprezando sua companheira e alimentando em seu coração a dúvida: será que esta mulher não seria uma companheira melhor que a minha atual?

Esta comparação na maioria das vezes é baseada na aparência física das duas mulheres, realmente existem mulheres que podem ser mais atraentes que outras, porém eu gostaria de colocar outra dúvida em seu coração: vale a pena arriscar trocar sua companheira por uma mulher desconhecida?

Talvez sua companheira já tenha demonstrado dezenas de provas de amor, estando ao seu lado na pobreza, na doença, no sofrimento e em várias situações ruins que foram superadas. Enquanto que a mulher desconhecida poderá até iniciar um relacionamento, mas assim como ela iniciou um relacionamento sem um compromisso com você, ela o fará assim que tiver uma "proposta melhor" e o mesmo vale para o homem que escolhe uma companheira apenas pela aparência, quando ele encontrar uma mulher que seja mais atraente que a atual, esta será "descartada".


Tantos outros exemplos poderiam ser citados, mas o texto ficaria muito longo. Caso desejem mais exemplos, ou tirar alguma dúvida, coloco-me a disposição para atender a quem seja.

Deus nos abençoe.