Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O amor da Sagrada Família

Sabemos que Maria é mãe de Jesus e José é pai adotivo de Jesus.

Jesus é o centro da Sagrada Família, sendo amado e amando seus pais, o quais se amam mais que qualquer outro casal no mundo.

A Sagrada Família é uma escolha de Deus, que escolheu Maria por mãe de Jesus e José por esposo de Maria.

José, pai adotivo de Jesus e esposo de Maria, tem um amor especial por seu filho adotivo, pois José ama a Deus a ponto de oferecer o próprio matrimônio e a própria vida para acolher os planos de Deus.

Para entender o amor de José por Jesus, devemos pensar no amor de Maria por nós, pois somos filhos adotivos de Maria, uma vez que Jesus nos deu como filhos para sua mãe.

"Quando Jesus viu sua mãe
e perto dela o discípulo que amava,
disse à sua mãe:
'Mulher, eis aí teu filho.'"
(João 19, 26.)

Para as pessoas que tiveram uma experiência com o amor de Maria, é fácil experimentar do amor de toda a Sagrada Família, experimentar o amor entre os esposos que se conservaram castos e respeitosos e experimentar o amor de mãe de Maria, o amor de pai de José e o amor de filho de Jesus.

Experimentar o amor da Sagrada Família é também experimentar a oferta de vida em sacrifício, vivendo a vontade de Deus sem medo das consequências, sair do conforto de casa e ir para o Egito, atravessar os desertos, aprender com os erros e guardar tudo de bom dentro do coração.

"Maria conservava todas estas palavras,
meditando-as no seu coração."
(Lucas 2, 19)
 
Por fim, experimentar o amor da Sagrada Família é experimentar o amor da Santíssima Trindade, em que Jesus é sempre Filho, Maria é escolhida e se faz esposa do Espírito Santo e José assume a posição do Pai.
 
A Família da Trindade, a Sagrada união da Santíssima Trindade e a simples família de Nazaré que Deus escolheu para receber a semente do mundo messiânico, um carpiteiro com sua esposa e seu filho, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Unidos, como Deus os uniu, fortalecidos pelo amor e pela fé.

Vivendo o nascimento de seu primeiro filho, compartilhando com o mundo a vinda do Salvador, o Cordeiro santo e sem mácula.

Vendo a simplicidade de suas vidas e a falta de conforto de seu filho recém-nascido, mas vendo também como todos os que iam visitá-lo o cobriam de honras.

A expectativa da chegada filho termina, mas começa um novo tempo de graça, é tempo de ver o menino crescer, de educá-lo na fé e aprender a conviver com o Salvador dentro de casa, mudando nossas vidas para acolher o pequeno menino que chegou.


Boas festas, que a paz do nosso senhor Jesus Menino e o amor da Sagrada Família estejam presentes em seu lar e no seu coração.

Amém!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Onde está a sabedoria?

Hoje, enquanto estava a caminho do escritório, vi algo que me chamou a atenção e fiquei refletindo a respeito.

Estamos no verão, dias quentes e moças que vestem-se com roupas curtas devido ao calor. Enquanto estava no ônibus, vi um homem de certa idade e percebi que ele olhava atentamente a todas as moças mais atraentes que passavam e ainda expressava um certo desejo.

Vendo esta cena, pensei: "este senhor está na idade da sabedoria, de dar conselhos e refletir sobre seus erros", porém era claro que o homem estava mais interessado em "curtição" do que reflexão.

Nesse momento, pensei: "onde então está a sabedoria da experiência?" pois as pessoas mais velhas estão na liderança das decisões mais importantes do país, na política, na Igreja, nas universidades e nas empresas.

Vemos todos os dias os escândalos da política e dos demais segmentos da sociedade, então concluímos que o mérito de não possuir a sabedoria não está apenas nas classes sociais mais baixas, mas em toda a sociedade.

Quando os idosos não são capazes de tomar decisões com sabedoria nem aconselhar os mais jovens, a sociedade perde a referência da moral e dos direitos mais íntimos e próprios do ser humano.

Então, onde estará esta sabedoria? A sabedoria de tomar decisões justas, de aconselhar os que andam no erro e de ouvir os que possuem mais sabedoria.

Esta sabedorianão está no dinheiro, pois pessoas com muito dinheiro perdem a vida nos prazeres e nos exageros.

Esta sabedoria não está no poder, pois pessoas poderosas afundam-se e levam consigo seus subordinados.

Esta sabedoria não está no conhecimento das universidades, pois a ciência pode caminhar tanto para o bem como para o mal.

Esta sabedoria não está na frequência das atividades religiosas, pois infelizmente também vemos religiosos que cometem abominações.

Esta sabedoria está SIM em algo eterno e perfeito, que nunca cometeu um erro na história do universo, esta sabedoria está e é o próprio Deus, mas o Deus invisível que só podemos sentir e perceber pela fé.

Oremos e busquemos os Sacramentos com fé e humildade, pois a oração e os sacramentos deixados por Jesus para nós são os caminhos de verdadeira sabedoria.