Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Como se dá a comunicação de Deus com as pessoas

Como pesquisador e tendo trabalhos publicados em eventos científicos, pensei em como Deus dissemina sua mensagem.

Os pesquisadores publicam seus trabalhos e estudos em eventos, periódicos e livros, que são procurados por outros pesquisadores ou estudantes e assim seus conhecimentos são preservados e difundidos no meio científico.

Para Deus, Ele elegeu um povo (Israel) e chamou profetas para disseminar suas palavras, depois veio Jesus (Filho de Deus) para ensinar de forma plena a seguirmos o caminho de Deus, confiando à Igreja a autoridade de ensinar e conduzir a humanidade, difundindo a fé e os ensinamentos de Jesus.

No meio científico, cada pesquisador tem sua área de interesse e dificilmente ele irá aventurar-se a produzir trabalhos ou pesquisas em outras áreas, assim como Deus conduz seu povo, mas dentro do povo existem pessoas que estão de tal formas "longe de Deus" que não enxergam a mensagem do Evangelho.

Porém, acontece que existe um aspecto de interdisciplinariedade e multidisciplinariedade para alguns trabalhos científicos que são desenvolvidos, atualmente este aspecto tem sido mais evidente. A interdisciplinariedade e a multidisciplinariedade dizem respeito a trabalhos que atravessam mais de uma área do conhecimento ou que agregam mais de uma área do conhecimento, respectivamente.

Considerando que Deus nos ensina valores morais, por exemplo, é possível usar esta moralidade para determinar os limites de uma pesquisa biológica, de modo que esta pesquisa passe pela biologia e pela teologia/filosofia, caracterizando um trabalho interdisciplinar.

Um trabalho que estude a evolução do pensamento e da cultura ocidental, desde as primeiras mênções à Igreja católica, entre os séculos I e II d.C., com base na influência dos modelos educacionais propostos e implantados pela Igreja desde esta época, pode ser o assunto de um trabalho multidisciplinar pois agrega dois assuntos ao mesmo tempo.

Devido ao caráter humanístico dos ensinamentos da Igreja, é possível utilizá-los sempre de forma complementar a qualquer pesquisa ou trabalho científico para motivá-lo ou guiá-lo para um bem comum, sem que a moral seja uma barreira, mas sim um guia que nos auxilia a seguir para um caminho onde o bem da humanidade seja o objetivo, em vez de interesses egoístas ou puramente financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário