Jesus está vivo para sempre

Jesus está vivo para sempre
"Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." Gl 2, 20.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ícones da fé

Deus diz (19, 4):

"Não vos volteis para os ídolos,
e não façais para vós deuses de metal fundido.
Eu sou o Senhor, vosso Deus."

E ainda (Levítico 26, 1):

“Não fareis ídolos.
Não levantareis estátuas nem estelas,
e não poreis em vossa terra pedra alguma adornada de figuras,
para vos prostrardes diante dela,
porque eu sou o Senhor,
vosso Deus."

Porém, quando o próprio Deus mandou serpentes contra o povo de Israel para puní-lo por seus pecados (Números 21, 6-9):

"Então o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes,
que morderam e mataram muitos.
O povo veio a Moisés e disse-lhe:
'Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti.
Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes.'
Moisés intercedeu pelo povo,
e o Senhor disse a Moisés:
'Faze para ti uma serpente ardente
e mete-a sobre um poste.
Todo o que for mordido,
olhando para ela, será salvo.'
Moisés fez, pois, uma serpente de bronze,
e fixou-a sobre um poste.
Se alguém era mordido por uma serpente
e olhava para a serpente de bronze,
conservava a vida."

Se Deus diz para não termos ídolos (objetos), mas manda a seu povo que olhe para um objeto (a serpente), que Ele mesmo mandou fazer, a fim de que salvassem suas vidas, então eu pergunto: podemos ou não ter objetos para referenciar a Deus e suas obras?

A própria Bíblia é repleta de imagens textuais como a espada que ataca e fere, o escudo para proteger, o pão da vida, o Espírito Santo que assume a forma de pomba sobre Jesus, Jesus que é o cordeiro de Deus, etc...

Na Carta aos Colossenses, São Paulo nos fala sobre Jesus (Colossenses 1, 15):

"Ele é a imagem de Deus invisível,
o Primogênito de toda a criação."

Em Gênesis, nós lemos (Gênesis 1, 27):

"Deus criou o homem à sua imagem;
criou-o à imagem de Deus,
criou o homem e a mulher."

Se Deus fez para si uma imagem, que é a humanidade, e disse ser esta sua mais bela criação, eu torno a perguntar: podemos ou não ter objetos para referenciar a Deus e suas obras?

A questão passa a ser então a natureza do objeto, e não o objeto em si. Se um objeto é de procedência que se oponha a Deus, este objeto é alvo de abominação pelo próprio Deus. Porém se um objeto retrata uma cena na qual Deus salvou toda a humanidade, e este objeto é consagrado ao Senhor, então o amor de Deus manifesta-se por este objeto.

Leia mais aqui.

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