Neste post, eu gostaria de divulgar uma devoção pessoal que estou alimentando ao Santo Antônio de Pádua, doutor e confessor da Igreja que viveu durante os séculos XII e XIII.
Morreu muito novo, aos 36 anos de idade em 13 de Junho de 1231.
Durante sua vida, Santo Antônio dedicou-se intensamente à oração e ao estudo das Sagradas Escrituras. Por sua inteligência e grandes conhecimentos da Palavra de Deus, o Papa Gregório IX chamava-o "Arca do Testamento".
Além de sábio e profundo conhecedor da Palavra, Santo Antônio também era acompanhado por inúmeros milagres, dentre os quais:
- durante uma pregação sobre a Eucaristia, Santo Antônio foi questionado sobre a presença de Jesus no Santíssimo Sacramento. O questionador dizia que só acreditaria que Jesus estava na Eucaristia quando sua mula se ajoelhasse diante do Pão. Assim foi feito, prenderam a mula por três dias sem dar de comer nem beber. Levaram a mula para junto do santo e ele consagrou a hóstia em Corpo de Cristo. Ao apresentar a Eucaristia, a mula ajoelhou-se e baixou a cabeça diante da presença de Jesus.
- Em outro momento, um jovem foi confessar-se com Santo Antônio pois havia agredido sua mãe com um pontapé. O confessor disse que o pé que maltrata a mãe devia ser cortado. Assim o jovem o fez, quando chegou em casa ele decepou o próprio pé com um machado. Ao ver a cena, a mãe do rapaz apavourou-se e muitos amigos e familiares foram ver o que acontecia. Santo Antônio chegou à casa do rapaz e compadeceu-se de todos. Tomando o pé cortado ele uniu-o novamente ao corpo, restando apenas uma cicatriz para que o rapaz lembrasse que aquele pecado estava perdoado mas seria para sempre uma marca em sua vida.
- O primeiro grande feito milagroso de Santo Antônio aconteceu quando ele chegou em Rimini, na Itália, e nenhum dos habitantes ouvia o que o santo tinha a dizer. Caminhando e rezando, Santo Antônio chegou no ponto em que o rio Marecchia desagua no mar Adriático. Então Santo Antônio começa sua pregação: "Venham vocês, peixes, ouvir a palavra de Deus, já que os homens petulantes não se dignam ouví-la!" neste momento os peixes colocavam suas cabeças para fora da água e ouviam as palavras de exortação e de louvor, esta cena ficou conhecida como Sermão aos peixes. Todos viram o que se passavam e passaram a ouvir, estando arrependidos de seus atos.
Muitos outros milagres foram realizados por Deus pelas mãos de Santo Antônio, tanto que criou-se o ditado: "Se queres ver milagres, vai a Santo Antônio."
Santo Antônio, servo e sacerdote de Jesus Cristo, abençoe-nos e rogai por todos nós.
Amém